Azambuja comemora Dia da Cidade Educadora com a exposição “TransformARTE – As Escadarias da Vila”

Dia 04 de dezembro de 2019, na Casa da Juventude.

O Município de Azambuja vai comemorar, com uma exposição intitulada “TransformARTE – As Escadarias da Vila”, o Dia Internacional da Cidade Educadora, efeméride que se assinala a 30 de novembro, e neste ano 2019 sob o lema “Escutar a Cidade para a Transformar”.

A iniciativa consiste num projeto conjunto entre a Escola Secundária de Azambuja e o Município de Azambuja, concretizado pelos alunos dos Cursos Profissionais de Fotografia e Multimédia, que sob o lema da edição 2019, foram para o terreno recolher fotografias e vídeos das escadarias da Vila de Azambuja. Os trabalhos serão apresentados ao público, no próximo dia 04 de dezembro, pelas 16h00, na Casa da Juventude em Azambuja (Rua dos Campinos, 37). Os objetivos são proporcionar ao público a descoberta das muitas escadarias que caracterizam o centro histórico da Vila de Azambuja e, simultaneamente, dar visibilidade ao talento e à arte dos alunos de Fotografia e Multimedia dos cursos profissionais lecionados no concelho.

Após esta apresentação, a exposição será instalada na Biblioteca Municipal de Azambuja, onde ficará patente à população entre os dias 18 e 31 de dezembro.

Ainda no dia 04 e antecedendo a exposição, terá lugar um workshop coordenado pela EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária, pelas 14h00. A iniciativa, com o tema “A Nossa Cidade”, consiste em dinamizar um encontro intergeracional, com a participação de jovens e dos seniores da UTICA – Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja, numa partilha de saberes, histórias e costumes típicos locais.

O evento contará com um momento musical, em que o hino da Rede das Cidades Educadoras será interpretado pelos alunos de três turmas de Música das Atividades de Enriquecimento Curricular da EB de Vila Nova da Rainha, da EB Boavida Canada e da EBI Azambuja/EB Socasa.

De referir, que o Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo desenvolver a consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

O Município de Azambuja é membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras, desde o ano de 2008. A adesão a este organismo tem enquadramento no facto da autarquia assumir os princípios da "Carta das Cidades Educadoras" como orientadores da ação municipal neste setor tão importante e estruturante para a vida de todo o concelho enquanto comunidade.