Município volta a oferecer livros às escolas do concelho para... "Ler Por Prazer"

Projeto dedicado às cerca de 1500 crianças dos 1º e 2º ciclos.

O Município de Azambuja, através da sua rede de bibliotecas, voltou a oferecer livros a todas as turmas do 1º e 2º ciclo dos 3 agrupamentos de escolas do concelho, no âmbito do projeto “Ler Por Prazer”. A entrega foi feita pelo Vereador António Matos, aos diretores dos respetivos agrupamentos escolares.
A iniciativa “Ler Por Prazer” tem como principal objetivo criar o gosto pelo livro nas crianças e jovens relançando o desafio da leitura em voz alta, bem como, ajudá-los a criar hábitos de leitura autónoma. Nesta ação, o município distribuiu pelas escolas do 1º e 2º ciclo dos 3 agrupamentos, perto de 70 livros que ficam, deste modo, à disposição de cerca de 1500 crianças.

A proposta da RBMA pretende contrariar um crescente desinteresse pela leitura autónoma e lúdica verificado nas crianças a partir dos 10 anos. Nas salas de aula, as leituras habituais implicam um trabalho associado, seja interpretação de texto, seja perguntas gramaticais ou até somente desenho, o que pode desmotivar e conduzir à perda de interesse da leitura, que é desenvolvido e estimulado quando são mais pequenos.

Foi neste sentido que a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja lançou a iniciativa “Ler Por Prazer”, em parceria com os docentes dos agrupamentos de escolas e as professoras bibliotecárias.
Refira-se que os livros escolhidos não pertencem ao currículo escolar nem ao Plano Nacional de Leitura, e no final do ano letivo, manter-se-ão nas escolas a enriquecer as respetivas bibliotecas.