O Município continua as diligências que visem o encerramento do aterro

Informação à população

A Câmara Municipal de Azambuja vem dar conta da última ação desenvolvida tendo em vista o encerramento do aterro em atividade junto à vila de Azambuja.

Antes de mais, e perante os evidentes prejuízos causados por essa atividade à qualidade de vida de quem habita e trabalha no nosso concelho, a Autarquia reafirma a sua total solidariedade com a população na intenção de fechar o aterro.

Honrando o compromisso assumido na reunião extraordinária do Executivo Municipal do passado dia 05 de fevereiro, de desenvolver todos os esforços para atingir aquele objetivo, a Câmara está a analisar o caso pela via jurídica.

Após contactos informais, foi entregue, nesta terça-feira 18 de fevereiro, a um gabinete de advogados com especialização na área do ambiente e resíduos, toda a documentação relativa ao aterro da empresa Triaza. Esses documentos serão, agora, estudados em detalhe, procurando-se argumentos jurídicos que possam fundamentar toda a nossa contestação e que permitam alcançar um de dois objetivos:

1º objetivo – Encerramento do aterro. (… e, caso essa solução não seja possível…)

2º objetivo – Não revalidação da licença ambiental (atribuída até maio de 2021) e, sem licença para continuar a atividade, levar ao seu encerramento.

O Município de Azambuja divulga este novo passo, e continuará a divulgar todas as iniciativas tomadas, cumprindo a promessa de manter a população informada dos desenvolvimentos neste processo.

O Executivo Municipal de Azambuja, em sintonia nesta matéria, tudo fará para defender o interesse coletivo e o bem comum de todo o Concelho de Azambuja.

O Presidente da Câmara Municipal de Azambuja

Luís Manuel Abreu de Sousa