ADIADO - Biblioteca Municipal de Azambuja e a BICA comemoram aniversário 15.março

ADIADO - Atividades na Biblioteca Municipal de Azambuja.

ADIADO - Domingo, dia 15 de março de 2020, é dia de comemorar o 17º aniversário da Biblioteca Municipal de Azambuja e o 1º aniversário da BICA – Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja.

Constituindo-se como um dos espaços culturais deste concelho, a atual Biblioteca Municipal está aberta ao público desde 2003, após obras de requalificação na antiga Escola Régia, edifício emblemático no coração da vila de Azambuja onde várias gerações frequentaram o ensino primário.

Para celebrar esta efeméride, vai acontecer uma atividade de leitura, pelas 15h00, denominada “Histórias com gente lá dentro”. A iniciativa será dinamizada pelo grupo “Som do Algodão”, animadores que contam histórias e dedilham canções, procurando transmitir aos mais novos a educação pela arte e a promoção da leitura, através das histórias e das emoções que são os protagonistas de momentos de partilha únicos.

Pelas 16h30 terá lugar uma homenagem ao senhor Manuel de Jesus Geada, figura ligada à história da biblioteca. Trata-se de um funcionário, já aposentado, do Município de Azambuja a quem se reconhece uma grande dedicação pessoal, ao longo de várias décadas, na dinamização da Biblioteca Municipal de Azambuja, incluindo o período das célebres bibliotecas itinerantes e dos polos descentralizados da Fundação Calouste Gulbenkian. Após esta homenagem, será a vez de soprar as velas.

Nesta mesma ocasião, vai ser assinalado o primeiro aniversário da BICA – Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja.

Como o próprio nome indica, este serviço consiste numa biblioteca móvel, que pretende chegar a todas as pessoas com mobilidade reduzida, sem meios de transporte ou que vivam mais isoladas, na área do Concelho de Azambuja. O objetivo do município é, com esta medida, reforçar a presença da Rede de Bibliotecas Municipais junto da comunidade, facilitando o acesso à cultura e à leitura, em particular.

Este serviço municipal permite o empréstimo domiciliário de livros e revistas às pessoas com menos mobilidade e das localidades mais isoladas do concelho, com o objetivo de estimular e assegurar a satisfação das necessidades de informação, educação, cultura e lazer desses cidadãos. Um técnico desloca-se, quinzenalmente, às localidades programadas para disponibilizar o empréstimo domiciliário às pessoas que não têm meios para se deslocar a uma das três Bibliotecas Municipais. Leva uma seleção variada de livros e poderá receber pedidos específicos para a próxima deslocação. Os utilizadores poderão inscrever-se na hora e aceder ao empréstimo imediatamente.

Recorde-se que, ao longo destes 17 anos, a Biblioteca Municipal de Azambuja tem desenvolvido atividades como o “Mimar a Ler”, “ALBA – A Ler Brincamos e Aprendemos”, “Jogamos à Filosofia”, “Jogamos às Ciências com Experiências”, entre outras atividades. Tem, ainda, trabalhado em parceria com as bibliotecas dos Agrupamentos de Escolas, com o projeto “Literacia das Escolas” que desenvolve um conjunto de ações, das quais se destacam o “Crescer a Ler” direcionado ao pré-escolar, a “Hora do Conto” direcionado ao primeiro ciclo, o “Ler por Prazer”, direcionado ao 1º e 2º ciclo e, ainda, o Concurso Literário do Concelho de Azambuja, aberto à população a partir dos 10 anos de idade e que pretende incentivar a leitura e estimular a criação literária.