Azambuja realizou encontro “Ler por Prazer” com alunos dos 3 Agrupamentos de Escolas

O dia 10 de março, foi de festa da leitura na Casa da Juventude em Azambuja, com a iniciativa “Ler por Prazer”, promovida pela Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja.

Este encontro contou com um representante de cada turma do 1º e do 2º ciclos dos 3 Agrupamentos de Escolas do concelho, num total de 100 participantes, com o objetivo de compreender junto dos mais novos opiniões e sugestões sobre o que não gostam no projeto “Ler por Prazer”, numa forma de melhorar a iniciativa que pretende estimular cada vez mais a leitura.

Durante a manhã, o encontro teve uma participação especial, de Rodolfo Castro -  “o pior contador de histórias do mundo”, que participou na dinamização deste projeto, com um momento de leitura em voz alta e a partilha de algumas sugestões para tornar a leitura em voz alta mais expressiva e divertida, como definir as vozes das várias personagens, ajustar a velocidade de leitura ao texto, fazer pausas, acompanhar a leitura com expressões faciais, entre outros truques.

Recorde-se que a iniciativa “Ler por Prazer” tem como principal objetivo criar o gosto pelo livro nas crianças e jovens relançando o desafio da leitura em voz alta, bem como, ajudá-los a criar hábitos de leitura autónoma. Para isso, o Município de Azambuja através da Rede de Bibliotecas Municipais, oferece um livro a cada turma do 1º e do 2º ciclos dos 3 agrupamentos, com o compromisso de realizar uma leitura diária em voz alta, durante pelo menos 5 minutos, sem trabalhos associados, só pelo prazer de ler e ouvir.

O projeto teve início no ano letivo 2017/2018 e já foram entregues mais de 200 exemplares. De referir que nenhum destes livros pertencem ao currículo escolar nem ao Plano Nacional de Leitura, sendo que, no final do ano letivo, manter-se-ão nas escolas a enriquecer as respetivas bibliotecas. A proposta da RBMA visa contrariar o crescente desinteresse pela leitura autónoma e lúdica em crianças a partir dos 10 anos. Nas salas de aulas todas as leituras implicam um trabalho associado, seja interpretação de texto, seja perguntas gramaticais ou até somente desenho, o que pode desmotivar e conduzir à perda de interesse da leitura, que é desenvolvido e estimulado quando são mais pequenos. Foi neste âmbito que a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja lançou a iniciativa “Ler Por Prazer”, com a colaboração dos docentes dos agrupamentos de escolas e das professoras bibliotecárias.