Alunos do ensino superior recebem 38 Bolsas do Município e 3 Prémios de Mérito CLC

Cumpridas todas as etapas o processo, o Município de Azambuja vai proceder à entrega das Bolsas de Estudo e Mérito e dos Prémios de Mérito patrocinados pela empresa CLC. Devido à situação de pandemia em que no encontramos, não haverá cerimónia de entrega presencial, sendo as bolsas encaminhadas aos destinatários através de transferência bancária.

Das candidaturas apresentadas, são atribuídas 28 Bolsas de Estudo e 10 Bolsas de Mérito, pelo Município de Azambuja, num total de 38 mil euros; bem como os três Prémios de Mérito assumidos pela CLC, no valor global de 9 mil euros.

> lista de Bolsas de Estudo e de Mérito CMA

> lista de Prémios de Mérito CLC

Recorde-se que, todos os alunos do ensino superior residentes no Concelho de Azambuja puderam candidatar-se, de acordo com as normas divulgadas. Este programa municipal de atribuição de bolsas é uma realidade, já com largos anos, e tem como objetivos gerais reconhecer o desempenho dos alunos com melhores resultados, por um lado, e incentivar e apoiar estudantes de agregados familiares com menores recursos, por outro.

Trata-se, pois, de um investimento no futuro do concelho, reduzindo as desigualdades no acesso a boas condições de ensino universitário e contribuindo para o incremento de quadros superiores que possam promover um maior desenvolvimento socioeconómico do nosso território.

No âmbito desta medida educativa, a autarquia desenvolveu uma parceria com a empresa CLC-Companhia Logística de Combustíveis, S.A., com vista a recompensar, anualmente, a excelência e o esforço dos três universitários que apresentem os melhores resultados académicos. Enquadrada por um protocolo entre ambas as entidades, esta parceria premeia um estudante com 5.000 euros, outro com 2.500 euros e um terceiro com 1.500 euros.

A título de testemunho na primeira pessoa, divulgamos, com o devido consentimento dos intervenientes, os depoimentos enviados pelos alunos contemplados com os primeiro e segundo Prémios de Mérito CLC.

1º Prémio de Mérito CLC – Nicole Silva (Freguesia de Aveiras de Cima)

Curso: Psicologia Clínica e da Saúde

"Sou a Nicole Silva, e vou receber tanto Bolsa de Estudo como o Prémio de Mérito CLC. Tenho 21 anos, vivo em Aveiras de Cima e terminei o meu curso de Psicologia com média de 17 na Universidade Lusíada de Lisboa. Neste momento, com tudo o que está a acontecer, é muito difícil pensar no futuro. A minha grande preocupação é no presente e, de momento, estou a tirar mestrado e a ter aulas online dadas pelo meu instituto ISMAI - Instituto Superior da Maia, que soube lidar com isto de uma forma excelente e rápida. Agradeço imenso por este prémio! Aproveito para dar os meus cumprimentos ao Presidente da Câmara por nos possibilitar receber este prémio e claro, pelo facto, de motivar os alunos a querermos ser melhores todos os dias.

Obrigada por lutar por nós, não vamos desiludi-lo. Obrigada.

Nicole Silva”

2º Prémio de Mérito da CLC – Diogo Silva (Freguesia de Aveiras de Cima)

Curso: Engenharia Informática

"Receber esta bolsa é uma preciosa ajuda financeira para alunos que, como eu, estão deslocados para poderem frequentar a sua universidade. A deslocação é dura não só no espírito, já que sair da casa em que crescemos e passámos toda a nossa vida custa sempre (nem que seja só por algumas semanas). Mas também representa encargos bastante acrescidos para os meus pais, que se esforçam todos os dias para que eu possa ter uma boa educação e seguir um caminho que me faça sentir completo.

E não é só aí que este prémio toca, este prémio é também uma forte motivação para continuar a escalar a montanha e me manter no topo. E, embora não seja o objetivo principal, ser reconhecido por todos os dias e todas as noites de estudo é um sentimento bastante gratificante.

Quero agradecer ao meu município por acreditar e investir em mim. Cumprimentos.

Diogo Silva"