Azambuja premiada na III Gala dos Vinhos do Tejo

O Restaurante “Oficina dos Sabores”, de Aveiras de Cima, conquistou o Diploma de Prata, na terceira edição do Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, e os vinhos Agro- Batoréu igualmente de Aveiras de Cima, foram premiados com um Trofeu de Ouro e quatro de Prata, bem como a Quinta da Lapa, de Manique do Intendente, com um trofeu de Prata, no III Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo. Os resultados foram divulgados na III Gala dos Vinhos do Tejo promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, no passado dia 12 de Maio, em Santarém.

Recordamos a ementa apresentada por este representante do Concelho de Azambuja, com destaque para os vinhos selecionados para cada momento da refeição, um dos vetores principais do concurso. Foi escolhido o Doc Branco Terra Silvestre (Agro-Batoréu), de 2010, para acompanhar um ‘gratinado de queijo com espinafres’ (entrada); o Regional Branco Quinta da Lapa, de 2010, foi responsável por regar o ‘bacalhau com broa de milho’ (prato principal); e, a terminar, a “Oficina dos Sabores” propôs o Doc Espumante Bruto Quinta da Lapa, de 2009, para saborear com uma ‘delícia de maçã’ (sobremesa).

A Agro-Batoréu, arrebatou o troféu de ouro com o seu Terra Silvestre Reserva Tinto 2010 e, os quatro troféus de prata com as marcas Batoréus Branco 2010, Terra Silvestre Branco 2010, Terra Silvestre Tinto 2009 e Terra Silvestre Tinto 2010. Por sua vez, a Quinta da Lapa obteve um troféu de prata com o seu vinho Quinta da Lapa Reserva Tinto 2009.

Ambas as iniciativas da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo visam distinguir os melhores vinhos, promove-los associados à melhor gastronomia regional, e ainda distinguir o trabalho dos produtores e dos enólogos. O Município de Azambuja tem apoiado os empresários e produtores locais nesse esforço, contribuindo, desse modo, para uma maior divulgação do concelho e para a promoção da sua economia, em geral, e do turismo, em particular.