Município apresentou projeto de adaptação do Ribeiro de Aveiras às alterações climáticas

Obra cofinanciada pelo Fundo Ambiental

O Município de Azambuja promoveu uma sessão de apresentação do projeto “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas no Concelho de Azambuja”. A sessão teve lugar no dia 6 de outubro de 2020, no espaço do futuro Parque Ambiental de Azambuja, nos antigos viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo.

A sessão de apresentação contou com a presença do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, bem como de dirigentes e técnicos da ERIO – empresa responsável pelo projeto, e da Floponor – empresa executante da empreitada.

Esta intervenção que terá início brevemente, representará um investimento global de 200 mil euros, dos quais a Câmara Municipal conseguiu um financiamento de 170 mil euros, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”.

De referir, que a concretização desta “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas” irá tornar toda a área envolvente à intervenção mais resiliente e preparada para os riscos associados a fenómenos de cheias e de inundações, bem como recuperará o corredor ribeirinho ao longo da linha de água, fomentando a criação de refúgios e corredores ecológicos para espécies vulneráveis. Com este projeto, Azambuja terá, também, o primeiro Laboratório de Rio funcional na zona sul do país.