Município abre candidaturas às Bolsas de Estudo e de Mérito no Ensino Superior

De 1 a 30 de novembro de 2020, nas UAP (atendimento por pré-agendamento)

O Município de Azambuja anuncia a abertura das candidaturas às Bolsas de Estudo e de Mérito destinadas aos estudantes do Ensino Superior. Neste ano letivo 2020/2021, a medida irá contemplar 45 estudantes, tendo por condições base de acesso ser residente na área do concelho há pelo menos dois anos e ter obtido aproveitamento a todas a unidades curriculares no ano letivo transato.

A autarquia continua, assim, a assumir a Educação como uma área estratégica, investindo 45 mil euros nesta ação específica de apoio direto aos estudantes universitários através da atribuição de 45 bolsas com o valor unitário de € 1.000,00.

Serão atribuídas 35 Bolsas de Estudo, destinadas a estudantes de nível 6 e 7. Estas bolsas têm como objetivo apoiar alunos cujo rendimento per capita do respetivo agregado familiar não ultrapasse os € 650,00 mensais. De destacar que, a partir deste anos e ao abrigo do respetivo regulamento, está criada uma quota de 3 bolsas de estudo destinada a Bombeiros Voluntários e membros da Cruz Vermelha Portuguesa das corporações do concelho e descendentes em 1º grau.

Noutra vertente, serão 10 as Bolsas de Mérito a atribuir e destinam-se a alunos matriculados numa licenciatura (nível 6) ou ciclo de estudos integrado de grau mestre (níveis 6 e 7), e que tenham obtido no último ano classificação média ponderada igual ou superior a 15 valores.

A Educação constitui um dos direitos fundamentais para a consolidação da democracia, ao fortalecer a capacidade dos indivíduos de participar de modo efetivo na tomada de decisões. Os níveis de qualificação, cada vez mais elevados de escolarização da população europeia, como suporte de um desenvolvimento integrado e equilibrado da sociedade, impõem a tomada de medidas capazes de precaver o abandono dos estudos no Ensino Superior. Pretende assim o Município de Azambuja valorizar e premiar os estudantes deste nível de Ensino que através do seu investimento pessoal, direta ou indiretamente contribuem para a promoção e desenvolvimento do concelho.

As candidaturas encontram-se abertas de 1 a 30 de novembro de 2020, nas UAP-Unidades de Atendimento ao Público do Município em Azambuja. Os interessados deverão apresentar o impresso próprio da bolsa a que se candidatam (disponível no final desta notícia), bem como toda a documentação indicada.

Na atual conjuntura de pandemia, estas unidades estão a funcionar por agendamento prévio através dos seguintes contactos:

• UAP Azambuja (Páteo do Valverde) – tel. 263 400 882
  • UAP Aveiras de Cima (Largo da República) – tel. 969 241 156
  • UAP Manique do Intendente (Junta de Freguesia) – tel. 961 710 565

Para mais esclarecimentos contactar: tel. 263 400 474, ou pelo email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

» Regulamento das Bolsas CMA

» Requerimento Bolsas de Estudo