Já começaram os trabalhos de adaptação do Ribeiro de Aveiras às alterações climáticas

Obra cofinanciada pelo Fundo Ambiental

Já tiveram início os trabalhos de limpeza do Ribeiro de Aveiras. A intervenção é da responsabilidade do Município de Azambuja, sendo cofinanciada pelo Fundo Ambiental, e está enquadrada no projeto “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas”.

A área intervencionada atravessa os terrenos dos antigos viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo, onde a autarquia visa criar o futuro Parque Ambiental de Azambuja.

O objetivo de todo o projeto é tornar a área envolvente à intervenção mais resiliente e preparada para os riscos associados a fenómenos de cheias e de inundações. A operação em curso, nomeadamente com a limpeza das margens, pretende recuperar o traçado ribeirinho ao longo da linha de água, fomentando a criação de refúgios e corredores ecológicos para espécies vulneráveis.

Recorde-se que o projeto de valorização do Ribeiro de Aveiras representa um investimento municipal global de 200 mil euros, dos quais a Câmara de Azambuja conseguiu um financiamento de 170 mil euros pelo Fundo Ambiental. Este financiamento foi o resultado da excelente classificação e aprovação obtidas pela candidatura apresentada pela autarquia, enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”.

No currículo desta obra do Município de Azambuja, constam a empresa Floponor, ligada às áreas do ambiente e da floresta, que está a executar a empreitada, e também a empresa Engenho e Rio, que é responsável pela elaboração do projeto e especializada em reabilitação fluvial com recurso a “engenharia natural”.

De referir que, integrado nesta candidatura “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas”, Azambuja ficará a contar, também, com o primeiro Laboratório de Rio funcional na zona sul do país.