Município participou no evento Greenfest 2020 em conferência sobre descarbonização

O Município de Azambuja marcou presença no evento Greenfest 2020, participando no painel da conferência dedicada ao tema “Smart Cities: soluções low-tech para a descarbonização”, no passado dia 20 de novembro.

O Vice-Presidente, Silvino Lúcio, responsável pelos pelouros da área do Ambiente, foi o representante da Câmara Municipal de Azambuja neste momento de debate promovido pela empresa Get2C, especializada em questões ligadas à energia e às alterações climáticas. Para o painel de conversa foram, igualmente, convidados Joana Balsemão e Miguel Salvado, respetivamente vereadores dos municípios de Cascais e de Almada, bem como Luísa Ferreira Nunes, professora e ilustradora da natureza, e Susana Carvalho, da agência Earthwatchers. O debate foi moderado por Pedro Barata, da Get2C.

Ao longo da conversa foi evidenciado o papel da educação ambiental e a necessidade de continuar o esforço de sensibilização dos cidadãos, de todas as gerações, para a importância dos nossos comportamentos individuais. O contributo de cada pessoa para a descarbonização passa muito por decisões e hábitos do nosso dia a dia, como fazer as pequenas deslocações urbanas a pé, em vez de utilizar o carro, ou ao fazer compras escolher produtos que desperdicem menos materiais de embalagem, ou ainda consumir água da torneira em vez de comprar água engarrafada.

O Vice-Presidente, Silvino Lúcio, aproveitou a oportunidade para dar a conhecer o projeto da criação do Parque Biológico e Ambiental de Azambuja, já em desenvolvimento nos antigos viveiros do ICNF em Aveiras de Baixo, e que será um importante espaço de promoção da defesa da natureza. Enquadrada com o parque ambiental, está a valorização e adaptação do Ribeiro de Aveiras às alterações climáticas, mais uma intervenção promovida pelo Município de Azambuja e cofinanciada pelo Fundo Ambiental, com os objetivos de, por exemplo, reabilitar o traçado ribeirinho e fomentar a criação de refúgios e corredores ecológicos para espécies vulneráveis.

Refira-se que a iniciativa Greenfest apresenta-se como o maior movimento de sustentabilidade do país e, com a sua participação neste evento, o Município de Azambuja deu mais uma prova do seu empenhamento em estar na primeira linha por um ambiente melhor, nomeadamente, partilhando a sua experiência e o trabalho em curso com vista ao Roteiro para a Neutralidade Carbónica – Azambuja 2050.

> Rever a conferência "Smart Cities: soluções low-tech para a descarbonização"

> Apresentação "Lições da Natureza para cidades sustentáveis" (de Luísa Nunes)