Município equipa escolas do ensino básico com 1258 cadeiras e secretárias individuais novas

Investimento de cerca de 91 mil euros

Todos os estabelecimentos do Ensino Básico do Concelho de Azambuja iniciaram este segundo período do ano letivo 2020/2021 com secretárias individuais.

O Município de Azambuja investiu uma verba superior a 91 mil euros na aquisição de 1258 mesas novas e igual quantidade de cadeiras, destinadas a equipar as salas de aula que ainda não dispunham de secretárias individuais. O material foi distribuído por cerca de 50 salas do 1º, do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, de acordo com as necessidades de cada um dos agrupamentos.

Colmatando as necessidades diagnosticadas, o Agrupamento de Escolas de Azambuja, recebeu mesas e cadeiras destinadas à Escola Básica de Azambuja; no Agrupamento de Escolas de Vale-Aveiras, foram para a Escola Básica de Aveiras de Cima (1º ciclo) e para a Escola Básica Vale-Aveiras (2º e 3º ciclos); e no Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, para equipar salas da Escola Básica de Manique do Intendente.

Esta medida, tomada pela Câmara Municipal, vem ao encontro de vários objetivos, nomeadamente, substituir algum material que já apresentava o desgaste próprio dos muitos anos de utilização, bem como proporcionar melhores condições de funcionalidade, conforto e concentração a cada criança e adolescente no seu espaço de aulas.

Por outro lado, e no contexto da pandemia que continua a condicionar toda a sociedade, as secretárias individuais permitem cumprir um pouco melhor a recomendação do distanciamento físico entre os alunos, pelo menos dentro da sala de aula.

No mesmo âmbito da Educação, acrescente-se que o Executivo Municipal, na reunião do passado dia 30 de dezembro, aprovou um apoio financeiro às quatro Unidades de Ensino Estruturado/Multideficiência existentes nos Agrupamentos de Escolas do Concelho, num total de 20 mil euros destinados à aquisição de equipamentos e materiais a incorporar nestas unidades.

Recorde-se que, nos 3 agrupamentos escolares do município, está identificado um universo de 184 alunos com necessidades de saúde especiais, dos quais aproximadamente 3 dezenas são acompanhados com medidas adicionais de suporte de aprendizagem e inclusão.

As Unidades de Ensino Estruturado/Multideficiência existentes estão ao serviço de toda a comunidade educativa, dando um apoio muito direto às crianças e adolescentes que apresentem défices motores e sensoriais, descoordenação motora, atrasos na motricidade, défices de equilíbrio e a crianças portadoras de Transtorno do Espectro do Autismo.

Estes investimentos, num total superior a 111 mil euros, são mais uma demonstração da aposta do Município de Azambuja na Educação como uma área prioritária das políticas desenvolvidas pela autarquia.