Já está online o site do projeto “As Viagens do Zambujinho”

Já está online o site do projeto educativo “As Viagens do Zambujinho” - asviagensdozambujinho.pt/

O Município de Azambuja, visando consolidar a iniciativa e dar resposta aos desafios criados pela pandemia COVID-19, lança este site para dar continuidade e maior afirmação ao projeto “As Viagens do Zambujinho”.

Este projeto procura abranger, de forma transversal, o contacto com a realidade do concelho e consequentemente com os seus munícipes, permitindo a transmissão de experiências diversificadas. Neste projeto de educação não formal o objetivo permanente é o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes.

Estas “Viagens” são rotas temáticas representativas de todas as Freguesias do Concelho, evidenciando as especificidades que as caracterizam. Pretende-se sensibilizar e "conquistar" as crianças para essa descoberta proporcionando-lhes um conjunto de vivências e de conhecimento prático, através da exploração das características próprias de cada local, de alguns elementos que fazem o nosso passado e o nosso presente, de diversas profissões e atividades económicas, enfim, da realidade sociocultural do território em que habitam e do qual são parte integrante.

Outro objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos do 1º ciclo do ensino básico o conhecimento direto e sensorial dos diferentes Patrimónios que o Concelho de Azambuja possui (histórico, geográfico, social, turístico, económico, ambiental, cultural/humano) e contribuir para a formação de futuros munícipes e cidadãos esclarecidos que promovam o desenvolvimento economico-social e cultural do seu concelho.

O projeto é composto por 10 rotas distintas: a Rota dos Vigias (Alcoentre), a Rota Ambiental (Aveiras de Baixo), a Rota do Vinho (Aveiras de Cima), a Rota da Lezíria e dos Avieiros (Azambuja), a Rota Urbana (Azambuja), a Rota Pina Manique (Manique do Intendente), a Rota dos Sentidos (Vale do Paraíso), a Rota da Indústria (Vila Nova da Rainha), a Rota dos Moinhos (Maçussa) e a Rota da Arqueologia (Vila Nova de São Pedro).

Quem visitar o site “As Viagens do Zambujinho”, pode obter informações sobre as rotas, as atividades e até diferentes percursos de caminhadas pelas várias freguesias do concelho.

É de realçar que as atividades deste projeto educativo estão suspensas, devido à pandemia, sendo intenção do município continuar a dinamizar este projeto, quer neste novo canal digital quer através da realização presencial das rotas, quando for possível, envolvendo os alunos e valorizando o território e todas as potencialidades do Concelho de Azambuja.