Requalificação da Escola Secundária de Azambuja tem financiamento garantido

Finalmente, e ao cabo de vários anos de intensa e persistente pressão da autarquia junto dos órgãos governamentais, foi obtido o acordo que irá tornar a requalificação da Escola Secundária de Azambuja uma realidade. A Câmara Municipal já recebeu “luz verde” por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo para o avanço da obra, conseguindo um financiamento de 3,5 milhões de euros.

A requalificação da única Escola Secundária do concelho, cuja construção data de 1978, sem nunca ter sofrido qualquer tipo de intervenção, tem sido um dos principais objetivos do atual Executivo e dos seus antecessores. É uma excelente notícia para toda a comunidade educativa e, consequentemente, para o futuro do Concelho de Azambuja.

A proposta de requalificação consiste num conjunto de intervenções que visam dotar o equipamento de melhores condições funcionais e com qualidade de construção. Para tal, será considerada a substituição integral das infraestruturas e revestimentos existentes, adaptando o edifício aos critérios de utilização e de conforto contemporâneos. Pretende-se, ainda, que toda a escola fique preparada com plena acessibilidade aos diferentes espaços e serviços.

Em termos práticos, o projeto é composto pelas seguintes valências:

• 25 salas de aula + 3 salas de E.V.;
  • 4 laboratórios + 3 salas de Informática;
  • Auditório + Centro de recursos;
  • Sala de convívio de alunos + bufete;
  • Refeitório + Cozinha + espaços anexos;
  • Espaços administrativos;
  • Espaços para docentes;
  • Reprografia / papelaria;
  • Associação de Estudantes;
  • Sala polivalente + I.S./balneários/vestiários;
  • Sala de pessoal + I.S./balneários/vestiários;
  • Instalações sanitárias;
  • Arrecadações + Áreas técnicas.