Início de Matrículas do ano letivo 2021/2022

Esta informação destina-se a todos os Pais e Encarregados de Educação dos alunos que pretendem frequentar Estabelecimentos de Ensino no Concelho de Azambuja.

De acordo com o calendário de matrículas/renovação para o ano de 2021/2022, segundo o Portal de Matrículas do Ministério da Educação, informa-se que:

Educação pré-escolar e 1.º ano de escolaridade - 15 de abril a 14 de maio

2.º ao 7.º ano(s) - 10 a 16 de julho

8.º ao 12.º ano(s) - 18 a 30 de junho

Tendo em conta a atual situação pandémica e com o objetivo de simplificar e permitir o acesso a todos os Encarregados de Educação, o Município disponibiliza novos meios para que possam realizar a inscrição dos educandos nos serviços municipais.

As inscrições nos serviços de Ação Social Escolar (Refeições e Lanches), AAAF, CAF, AEC, Transportes escolares municipais, e suplementos alimentares (fornecidos pelo Município aos alunos com escalão A e B que serão atribuídos mediante solicitação dos encarregados de educação) e ainda, a pré-inscrição para Férias AAAF e Férias Ativas serão realizadas exclusivamente online.

Para todos os alunos que já frequentam os Agrupamentos do Concelho, o Serviço de Educação do Município, irá remeter a todos os Encarregados de Educação as credenciais de acesso à Plataforma SIGA, através de ofício e de email.

Para os alunos que em 2021/2022 irão ingressar pela primeira vez, as inscrições nos serviços serão efetuadas através Site do Município:

» Informação - Candidaturas Online (para todos os ciclos de ensino)

» Candidatura online ASE (Refeições e lanches)

• Data limite de receção das candidaturas online - 30 de julho 2021;
  • Destina-se aos alunos do Ensino Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, Ensino Secundário e Cursos Profissionais dos Agrupamentos de Escolas de Azambuja, Vale Aveiras e Alto de Azambuja;
  • É obrigatória a entrega do comprovativo do escalão A ou B emitido pela Segurança Social, com emissão no ano civil de 2021, para benefício das medidas de apoio no âmbito da Ação Social Escolar.

» Candidatura online AAAF e CAF

• Data limite de receção das candidaturas online - 30 de julho 2021;
  • Destina-se aos alunos do Ensino Pré-Escolar, 1.ºCEB dos Agrupamentos de Escolas de Azambuja, Vale Aveiras e Alto de Azambuja;
  • É obrigatória a entrega do comprovativo de horário de trabalho dos elementos ativos do agregado familiar.

» Candidatura online AEC

• Data limite de receção das candidaturas online - 30 de julho 2021;
  • Destina-se aos alunos do 1.ºCEB dos Agrupamentos de Escolas de Azambuja, Vale Aveiras e Alto de Azambuja.

» Candidatura online para Transportes Escolares da Rede Municipal

• Data limite de receção das candidaturas online - 30 de julho 2021;
  • Destina-se aos alunos do Ensino Pré-Escolar, 1.º ciclo e/ou alunos de outros ciclos de ensino residentes em locais não servidos por transportes públicos, e cujo Estabelecimento de Ensino da área de residência se encontre a mais de 3 km;
  • Os interessados devem anexar Atestado de Residência ou Certidão do Domicílio Fiscal do aluno (documento disponível no site da AT);
  • Casos não abrangidos no Regulamento Interno de Transportes Escolares: o encarregado de educação deve elaborar pedido fundamentado com a situação pretendida para deferimento, e entregar documentação que achar tida como importante para esta fundamentação;
  • O encarregado de educação ou aluno maior de idade devem informar de imediato o serviço de Educação/Transportes Escolares caso o aluno seja transferido de escola, anule a matrícula, deixe de frequentar com regularidade o estabelecimento de ensino ou mude de residência;
  • Suspensão da utilização do Transporte Escolar - está previsto a suspensão do Transporte Escolar ao aluno de acordo com o Regulamento Interno, nomeadamente, quando o aluno pratique atos de vandalismo, manifeste com frequência comportamentos agressivos com colegas, vigilantes e motoristas, entre outros previstos em Regulamento.
  • Informação - Candidaturas Transportes

» Candidatura para Transportes Escolares da Rede Pública:

» Candidatura online para Creche Municipal de Manique do Intendente

Na plataforma SIGA encontram-se disponíveis os contatos telefónicos e endereços de correio eletrónico para eventuais esclarecimentos de dúvidas ou informações adicionais. Alertamos que deverá sempre indicar o nome do aluno, o estabelecimento de ensino que frequenta, o ano de escolaridade, o nome do Encarregado de Educação, o contacto telefónico e a identificação do problema.

No final da submissão da candidatura, a plataforma emitirá um comprovativo que o Encarregado de Educação deverá guardar para comprovar a inscrição no serviço.

INFORMAÇÕES E FORMULÁRIOS:

» Pré-escolar - Agrupamento de Azambuja

Jardim de Infância Boavida Canada / JI Vila Nova da Rainha

» 1º CEB - Agrupamento de Azambuja

Escola Básica Boavida Canada / EB de Vila Nova da Rainha / EB Prof. Inocêncio Carrilho Lopes / EB Azambuja / EB Socasa

» Pré-escolar - Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja

Jardim de Infância de Manique do Intendente / JI de Alcoentre