Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja (online) – Atividades de 8 e 9 de maio

De 1 a 26 de maio de 2021 – O Ribatejo no seu melhor!

O Município de Azambuja anuncia o “Mês da Cultura Tauromáquica”, em formato online. Esta edição decorrerá até 26 de maio e culminará, como tem sido tradição nos últimos anos, com a realização da Bicentenária Feira de Maio.

As atividades arrancaram este fim-de-semana, dias 1 e 2 de maio, e continuam até ao final do mês. Para o próximo fim-de-semana, dias 8 e 9, está programado um colóquio “Toureio a Pé: Conversando…”, pelas 17h30. Este colóquio é uma organização da Associação Cultural “A Poisada do Campino” e contará com Maurício do Vale a moderar esta conversa e como intervenientes Nuno Casquinha, João D’Alva e Paulo Sérgio.

A terminar o sábado, dia 8, poderá assistir a um Espetáculo de Sevilhanas e Flamenco, denominado de “D’ Vuelta”, pelas 21h30. Esta iniciativa é uma organização do Município de Azambuja.

No dia 9, domingo, poderá assistir à Visita Guiada à Tertúlia Ti Jula, pelas 17h30, uma organização do Município de Azambuja.

É de referir que as tertúlias são um dos elementos principais nas comemorações associadas ao Mês da Cultura Tauromáquica e da Feira de Maio. A sua génese é quase sempre semelhante, a necessidade de criar um espaço para reunir amigos que, em comum, partilham a paixão pela arte tauromáquica. As tertúlias são espaços decorados, especificamente, em torno do tema da tauromaquia e do campo. O seu espólio faz das tertúlias um elemento único e identificativo da nossa tradição. Com as festividades do Mês da Cultura Tauromáquica e da Feira de Maio, as tertúlias abrem as portas ao público e oferecerem um convívio em torno da nossa cultura e tradição. Este ano, abrem-nos as portas, para conhecermos um pouco da história, tradição e do seu espólio, em formato online.

A terminar o domingo, pelas 21h30, poderá assistir a um espetáculo equestre “Maio, Ribatejo”. A iniciativa é uma organização do Centro Hípico Lebreiro de Azambuja.

Está patente, durante o mês de maio, a exposição “Taurus Murus”, que conta com 20 imagens em grande formato, relacionadas com as várias áreas da tauromaquia, espalhadas pelas ruas da vida, nos lugares mais emblemáticos. Junto de cada imagem, pode encontrar um QRcode, que ao utilizar, pode obter mais informações e aceder ao catálogo da exposição.

Será um mês repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com variados colóquios, exposições, espetáculos, visitas a tertúlias e um momento de literatura ligada à temática. Este conjunto de conteúdos estará acessível a todo o público no Facebook da Feira de Maio de Azambuja.

À semelhança do ano anterior, a Câmara Municipal de Azambuja lança um desafio à população, intitulado #MAIOÀJANELA. O desafio consiste em decorar as janelas, varandas e montras com vários adereços, de forma a engalanar a nossa vila e manter a tradição que se assinala anualmente no mês de maio. Todos os participantes deverão publicar uma fotografia no seu perfil de facebook ou enviar para o facebook da Feira de Maio de Azambuja e utilizar a hashtag #MAIOÀJANELA. Todas as participações serão partilhadas na página de Facebook da Feira de Maio de Azambuja.

Propõe-se, assim, reviver o mês mais simbólico para esta terra, com iniciativas dedicadas às diferentes áreas da tauromaquia e das tradições culturais que fazem parte da herança dos azambujenses. Não esquecer, todos os eventos do Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja poderão ser acompanhados no facebook Feira de Maio de Azambuja.

» Programa Mês da Cultura Tauromáquica 2021

» Catálogo da Exposição "Taurus Murus"