Avançam os trabalhos de “Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro de Azambuja”

Investimento de cerca de 2 milhões euros.

Já teve início a empreitada de “Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro de Azambuja". Esta obra, promovida pelo Município de Azambuja, representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros e tem previsto o prazo de execução de um ano.

Este projeto de valorização ambiental da Vala do Esteiro pretende criar um espaço público de lazer reabilitando a zona adjacente à estação ferroviária da Vila de Azambuja. Serão criadas uma ciclovia, zonas de piquenique, equipamentos para atividade física ao ar livre e áreas de estacionamento. De salientar que, atualmente a estrada EN3-1 é muito procurada por munícipes para a prática de corrida, caminhadas e passeios de bicicleta. Trata-se de uma via que, apesar do reduzido tráfego, não apresenta condições mínimas de segurança para estas finalidades devido, nomeadamente, à circulação de veículos pesados de atividades agrícolas.

Está, igualmente, prevista na requalificação a instalação de plataformas para a prática de pesca, bem como, a colocação de uma rampa de acesso aos equipamentos náuticos. O desassoreamento do leito da Vala Real permitirá o uso de pequenas embarcações mesmo nos períodos de maré baixa. A intervenção contempla, ainda, a construção de um bar com esplanada para fruição da beleza daquele espaço natural.

Refira-se que esta intervenção foi objeto de uma candidatura aos fundos da União Europeia, sendo aprovado um cofinanciamento a fundo perdido do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do POR Alentejo2020 / Portugal2020.