Município associa-se ao “Mês da Prevenção do Cancro da Mama” e lança desafio à população

O Município de Azambuja associa-se às comemorações do Mês da Prevenção do Cancro da Mama, com a iniciativa “Dia Rosa na organização”, que terá lugar no dia 22 de outubro.

A iniciativa consiste em desafiar a população, em geral, a vestir uma peça de roupa cor-de-rosa, no dia 22. Propõe-se, ainda, às pessoas que aderirem, que retratem o momento e publiquem uma fotografia nas suas redes sociais com as hashtags #outubrorosa #ligacontracancro.

Esta é uma das ações inseridas na campanha de prevenção do cancro da mama, a decorrer durante o mês de outubro, promovida pela Liga Portuguesa contra o Cancro, que tem como objetivo sensibilizar para a doença, promover o conhecimento dos fatores de risco e sintomas de cancro de mama, consciencializar para a importância da prevenção e deteção precoce, fomentar a desmistificação e o estigma associado à doença e incentivar o espírito de entreajuda às mulheres e famílias que passam por um diagnóstico positivo.

O cancro da mama é o mais comum entre as mulheres. Em Portugal, anualmente, são detetados cerca de 7000 (sete mil) novos casos de cancro da mama, acabando por falecer cerca de 1800 mulheres. Por outro lado, há estudos que apontam para baixos níveis de literacia em saúde da população portuguesa, sendo fundamental capacitar melhor os cidadãos para a tomada de decisões conscientes e informadas sobre a sua saúde.

» Liga contra o cancro

» Outubro Rosa - Mês da Prevenção Contra o Cancro da Mama