Dia de Azambuja no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém - 23.novembro.2021

Provas enogastronómicas e promoção da marca Azambuja Terras do Torricado.

Terça-feira, 23 de novembro, será o dia dedicado ao Concelho de Azambuja na 40ª edição do Festival Nacional de Gastronomia. O evento, que volta a reunir todo o país à mesa, na Casa do Campino, em Santarém, decorre entre os dias 18 e 28 de novembro. O Município de Azambuja estará presente, a partir das 12h00, com um programa de dinamização no stand intermunicipal da CIMLT, no Espaço Showcooking, no palco exterior, e ainda com uma forte divulgação da variada oferta turística existente no concelho.

Ao longo do dia, será possível conhecer e provar, no espaço do stand, diversos produtos regionais que muito têm valorizado o Concelho de Azambuja: o Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo (Narcidoce - Aveiras de Cima), doce de framboesa (Berry Good – Vale do Paraíso), o queijo de cabra “chèvre”, o pão de trigo Barbela e o pão tradicional cozido em forno em lenha (Granja dos Moinhos - Maçussa), o mel e o azeite (Casal da Fonte – Vale do Paraíso), os variados bolos secos (Tradifana – Aveiras de Cima), as queijadinhas de Azambuja (Pastelaria Favorita – Azambuja), os enchidos (Carnes Colaço - Alcoentre).

Durante toda a tarde, haverá, igualmente, vários momentos com provas de vinhos das casas Agro-Batoréu (Aveiras de Cima), Casal da Fonte (Vale do Paraíso), Estabelecimento Prisional de Alcoentre (Alcoentre), Quinta da Lapa (Manique do Intendente), Cova da Caldeira (Alcoentre) e SIVAC (Aveiras de Cima).

Dando continuidade à aposta na marca “Azambuja Terras do Torricado”, o prato-rei do concelho terá um apontamento de destaque, pelas 15h30, no espaço Showcooking. Pela mão e arte do Chef Pedro Celeiro, será proporcionada a degustação do prato “Torricado com bacalhau ao alho fermentado e pérolas de coentros”, complementado com a sobremesa “Delícia da Granja dos Moinhos, com framboesas do Concelho de Azambuja”.

Em termos de animação, atenções viradas para o palco exterior onde, pelas 19h30, Azambuja levará ao público do festival de gastronomia um espetáculo temático de música, dança e toureio de salão. “Guitarradas, Danças e Toureio”, contará com atuações de André Ribeiro e Ginestal Martins, bem como dos Alunos de Apolo de Azambuja e da Escola de Toureio de Azambuja.

Com este conjunto de propostas, o Município de Azambuja sugere, a todos, uma visita ao Festival Nacional de Gastronomia em Santarém, dia 23 de novembro – Dia do Município de Azambuja.

Deny from all