Concelho de Azambuja recebe rastreio do Cancro da Mama

A decorrer entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2022, no Páteo Valverde. Prevenir faz toda a diferença!

O Concelho de Azambuja vai receber, entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2022, uma Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada à realização do Rastreio do Cancro da Mama, nas mulheres com idades compreendidas entre os 50 e 69 anos.

O atendimento nesta Unidade Móvel, decorrerá nos dias úteis, no horário das 09h20 às 13h00 e das 14h00 às 17h40, no Páteo Valverde, em Azambuja.

A iniciativa é uma organização do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Associação Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o ACES Estuário do Tejo e o Município de Azambuja.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença. Para minimizar esta estatística dramática, o diagnóstico precoce continua a ser a melhor arma. Para tal, o exame clínico e a mamografia são os meios mais eficazes, que nenhuma mulher, sobretudo a partir dos 40-45 anos de idade, deve deixar de efetuar periodicamente.

De referir, que de acordo com um inquérito lançado pelo NRS-LPCC, 97% das utentes do rastreio do cancro mama sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e com a equipa técnica, durante a pandemia COVID-19. O NRS-LPCC garante que todos os procedimentos de segurança e higienização vão continuar a ser feitos para manter o bom funcionamento do rastreio, durante o atual período de pandemia.