Município de Azambuja e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa assinaram protocolo de colaboração

Hoje, dia 28 de março de 2022, na sala D.Pedro V, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e aquela instituição de ensino superior, através do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ). Este acordo vem reforçar a cooperação já em curso, há alguns anos a esta parte, ao nível do estudo e exploração do sítio arqueológico de Vila Nova de S. Pedro.

O protocolo agora formalizado visa consolidar e aprofundar a colaboração entre a Autarquia e a Faculdade de Letras em áreas de interesse comum, nomeadamente nas vertentes científica, técnica, cultural, social, formativa e de estudos sobre património cultural, arqueologia, conservação e restauro, arquitetura, urbanismo e outras que venham a ser consideradas úteis para o desenvolvimento e a promoção do território do Concelho de Azambuja.

De referir que, os recursos naturais e culturais deste concelho continuam a oferecer um elevado potencial de exploração científica, técnica e cultural, com destaque para o sítio arqueológico (vulgo "castro") existente em Vila Nova de São Pedro, classificado como Monumento Nacional desde 1971. Outro ponto forte desta parceria, assenta no prestígio institucional e na capacidade científica e técnica amplamente reconhecida à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.