Serviços Veterinários Municipais já resgataram cerca de 130 animais no primeiro trimestre de 2022

A Câmara Municipal de Azambuja continua a apostar na concretização da estratégia definida relativamente à proteção animal, com o objetivo de garantir uma convivência salutar entre os munícipes e os animais que também habitam no concelho. Nesse sentido, têm sido tomadas medidas de promoção do bem-estar animal, do respeito pelos animais e do seu tratamento responsável e digno.

O Executivo Municipal aprovou, em 2021, o regulamento do programa CED – Captura, Esterilização e Devolução para gatos, que prevê o acompanhamento e o controlo da população felina errante, bem como aprofundar uma estreita articulação com uma rede de cuidadores informais das colónias de gatos existentes no concelho.

Pretende-se, com este programa, acompanhar os felídeos silvestres e assilvestrados, reconhecendo a existência de colónias de gatos, bem como promovendo as condições aceitáveis à sua manutenção, nomeadamente quanto às condições sanitárias e de alimentação, face aos requisitos de salubridade e saúde pública, e ainda promovendo-se a esterilização e devolução dos animais ao seu meio.

No âmbito do programa CED, no primeiro trimestre de 2022, foram capturados e esterilizados 95 felídeos, dos quais 60 fêmeas. Igualmente ao abrigo deste programa, foram devolvidos 83 exemplares e realocados 12. Estas estatísticas revelaram maior incidência nas freguesias de Azambuja, Aveiras de Cima e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

Os serviços veterinários da Câmara Municipal de Azambuja intervêm, ainda, na recolha e captura de canídeos que estejam perdidos ou sem dono. Entre janeiro e março deste ano, foram recolhidos 35 canídeos, dos quais 12 cachorros, com maior incidência nas freguesias de Azambuja e Alcoentre. É de referir que 5 canídeos foram devolvidos aos donos e, neste primeiro trimestre, não houve adoções.

O Município de Azambuja dispõem, ainda, de informação atualizada no site institucional, quanto aos animais que foram capturados ou que se encontram desaparecidos (veja aqui) e dos que se encontram para adoção (veja aqui).