Azambuja Integra promove formação com técnicas para aprendizagem da leitura e da escrita no pré-escolar e 1.º CEB

Tem sido uma prioridade da autarquia avaliar e intervir junto das crianças e turmas sinalizadas ao nível das problemáticas identificadas nas competências pré leitoras do Ensino Pré-Escolar e 1º CEB.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Azambuja, através da sua Equipa Multidisciplinar Azambuja Integra, em parceria com o CFLO - Centro de Formação da Lezíria Oeste, decidiu apostar na prevenção e capacitação de técnicos promovendo uma ação de curta duração ministrada pela terapeuta da fala – Dra. Rosaluz La Hoz, sobre as aprendizagens da leitura e da escrita associados aos benefícios da nomeação automática rápida de sucessão (NAR).

Nesta iniciativa participaram perto de 30 formandos de várias áreas técnicas, como Educadores, Professores, Psicólogos e Terapeutas da Fala, dos Municípios de Azambuja, Cartaxo e Rio Maior, resultando numa ação de curta duração pioneira sobre os benefícios de implementar a nomeação automática rápida como estratégia promotora de sucesso escolar.

Esta aposta na capacitação dos docentes tem por base estudos recentes que certificam que os múltiplos processos que envolvem a nomeação automática são percetuais, cognitivos, linguísticos e motores. Assim a nomeação automática rápida é um processo complexo que requer a combinação de habilidades cognitivas como atenção, processos percetivos, memória lexical e articulação. A sua importância está relacionada com o facto de ser uma habilidade que começa a ser desenvolvida antes da leitura, durante o pré-escolar, e continua ao longo do crescimento do aluno.

Nesta formação, foram partilhadas evidências que comprovam a necessidade de uma mudança nas metodologias, com a valorização da prática em sala de aula, no treino da nomeação automática rápida que funciona como um fator preditivo para a aquisição e desenvolvimento da leitura com sucesso. A nomeação automática rápida (NAR) em sucessão favorece uma melhoria na descodificação, na precisão, na velocidade e na fluência da leitura com ou sem dificuldades ou transtornos de aprendizagem.