Município homologou lista de 45 bolsas de mil euros cada para alunos do Ensino Superior

Deliberações da Reunião de Câmara de 10 de maio 2022

No passado dia 10 de maio, o Executivo Municipal realizou mais uma reunião de Câmara, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na qual aprovou as listas definitivas de atribuição de 35 bolsas de estudo e 10 bolsas de mérito destinadas a alunos do Ensino Superior residentes no concelho. Com a proposta, e cumpridos todos os requisitos do respetivo regulamento, foram homologadas as listas dos candidatos excluídos, com a respetiva justificação, e dos 45 candidatos admitidos que serão beneficiados com esta medida municipal de apoio à continuidade dos estudos superiores e de reconhecimento aos que atingem melhores resultados académicos.

Nesta sessão, a autarquia aprovou, igualmente, o pagamento faseado dos valores em dívida em refeições escolares, por parte de alguns encarregados de educação que devido a dificuldades económicas solicitaram essa facilidade de pagamento.

No âmbito da participação do Município de Azambuja na Central de Compras Eletrónica da CIMLT-Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, através dos acordos-quadro estabelecidos com o objetivo de conseguir economia de escala na adjudicação de diversos serviços e bens, foi deliberado o 2º aditamento ao contrato interadministrativo de delegação de competências, relativo à contratação de serviço público de transporte de passageiros. Pretende-se agilizar os procedimentos, de forma a que em resposta a pedidos dos operadores para alterações ao serviço de transporte público apenas sejam consultados os Municípios em que essa alteração possa ter implicações.

No mesmo âmbito da Central de Compras Eletrónica da CIMLT, foi aprovada uma proposta com vista à abertura de um concurso público para a aquisição de refeições escolares (almoços, lanches e pequenos-almoços) a fornecer no próximo ano letivo – 2022/2023.

O Executivo Municipal deliberou aceitar a doação dos herdeiros do antigo presidente da Câmara de Azambuja – Joaquim António Ramos, que pretendem entregar ao município os cerca de novecentos livros que faziam parte do seu espólio particular, destinados a enriquecer a Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja; assim como uma caixa de música e um rádio antigo a serem expostos no Museu Municipal Sebastião Arenque, à disposição de toda a população.

Na área dos Recursos Humanos, foi deliberado autorizar o pagamento do trabalho suplementar, realizado no âmbito da Feira de Maio de 2022, que exceda os limites temporais previstos.

Por fim, no âmbito do associativismo a vereação deu luz verde ao pedido de apoio logístico da União Desporto e Recreio de Vila Nova da Rainha, no fornecimento de 20 mesas e respetivos bancos, para os almoços e jantares a grupos de peregrinos que passem pela localidade. Foram, igualmente, aprovados os apoios logísticos à Junta de Freguesia de Azambuja, na cedência de um palco para a realização da Assembleia de Freguesia Extraordinária, pelos 750 anos do Foral da Vila de Azambuja (no dia 17 de maio); assim como, o empréstimo de 40 mesas e 200 cadeiras à Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, para a realização da caminhada e convívio da Ascensão (a realizar a 26 de maio).

Deny from all