Faleceram António Amaral e Daniel Salazar, antigos vereadores do Município de Azambuja

Foi com profundo pesar que o Município de Azambuja tomou conhecimento do falecimento do Sr. António Montez Amaral, aos 65 anos de idade, neste dia 13 de julho de 2022. Natural do Concelho de Santarém, foi Azambuja a terra onde se radicou ainda jovem, e da qual muito se orgulhava. Aqui desenvolveu a sua vida profissional, constituiu família e fez carreira política e de cidadania.

Iniciou o seu percurso autárquico em 1990, com um primeiro mandato na Assembleia de Freguesia de Azambuja. A partir de 1993, foi sucessivamente eleito como Presidente da Junta de Freguesia de Azambuja, nas autárquicas de 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009. Por inerência do cargo de Presidente de Junta, foi membro da Assembleia Municipal de Azambuja, durante esse período.

Nas eleições do ano 2013, integrou uma lista à Câmara Municipal, na qual foi eleito como vereador. Nessas funções, assumiu e exerceu a responsabilidade de coordenar e dinamizar pelouros como a Cultura, o Turismo, o Desporto, a Juventude e o Associativismo, entre outros.

António Amaral, em quase duas décadas dedicadas à causa pública, deixa uma marca pessoal de autarca de proximidade, homem bem-disposto e muito acessível, sempre disponível para o contacto com as pessoas e empenhado em colaborar, de todas as formas possíveis, com as instituições e com o movimento associativo.

Com igual sentimento de consternação, a Autarquia dá conta do falecimento, no dia 12 de julho, do Sr. Daniel Simões Salazar, de Vila Nova da Rainha, que contava 74 anos de vida. O nome Daniel Salazar, e o seu contributo, fazem igualmente parte da nossa história autárquica, como membro da Assembleia Municipal e, também, como vereador do Executivo Municipal no mandato 1993-1997. No âmbito sociocultural, contribuiu, ainda, vários anos com o seu tempo e dedicação ao Rancho Folclórico de Vila Nova da Rainha.

Neste momento de despedida, dos dois antigos autarcas, o Município de Azambuja expressa o seu profundo pesar e apresenta as mais sentidas condolências à família do Sr. António Amaral e à família do Sr. Daniel Salazar. Que descansem em paz.