“Artéria” – Programa de Artes ao Vivo leva música e teatro de rua a Azambuja e Aveiras de Cima

Dia 9, às 20h30, teatro de rua e às 21h30 música pop rock, em Azambuja; Dia 10, às 10h30 teatro de rua e às 22h00, música do mundo, em Aveiras de Cima; (dia 11, às 17h00, música de rua em Azambuja - Adiado).

O Município de Azambuja volta a trazer às freguesias do concelho o programa de Artes ao Vivo “Artéria”, que está a decorrer até outubro de 2022.

No dia 9, sexta-feira, a “Artéria” chegará à Azambuja, com teatro de rua e música Pop Rock, que terão lugar no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, em Azambuja.

A iniciativa do teatro de rua “Onirotoptero”, que será dinamizado pela Trupe Fandanga, terá início às 20h30 e é um espetáculo de marionetas produzido por Trupe Fandanga "na linha do teatro de Lambe-Lambe”, apresentado para apenas uma ou duas pessoas de cada vez durante aproximadamente 7 minutos. O cenário é uma caixa ambulante que pode estar em qualquer espaço. Os espectadores são convidados a sentar se em pequenos bancos com auscultadores, intimamente ligados à performance e ao marionetista, numa obra sem palavras e dedicada a todos os públicos.

A Trupe Fandanga nasce no Porto em 2014 e faz a sua primeira apresentação no Festival de Marionetas do Porto com o “Botequim”. Pretende ser um espaço de pesquisa na construção e manipulação de marionetas e objetos. Procura trabalhar a marioneta fora do espaço convencional de representação e tem especial carinho por espetáculos intimistas e de pequena escala.

Ainda no dia 9, pelas 21h30, terá lugar um espetáculo de música Pop-Rock, denominado “Tertúlia da Música” e protagonizado pela Escola de Música de Azambuja. Será um concerto com os jovens dos 6 aos 17 anos de idade da Escola de Música de Azambuja, que irão apresentar um reportório variado desde o piano clássico, passando por standards de jazz até ao pop atual.

No dia 10, sábado, a “Artéria” chegará em dose dupla a Aveiras de Cima, com a performance “Trans(H)umância”, pela companhia Kopinxas, às 10h30, no Mercado Diário, e com o concerto de música do mundo do consagrado projeto “Rua das Pretas”, a partir das 22h00, no Largo da República.

A performance “Trans(H)umância” é ancorada num conceito de constante procura, é um cruzamento metafórico entre as singularidades do homem e de um rebanho. Entende-se por transumância o deslocamento sazonal dos rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante determinada parte do ano. O grupo Kopinxas também nos apresenta um pastor e um rebanho. Os transumantes são personagens de executivo, a imagem estereotipada do indivíduo que usa fato preto e mala executiva. O pastoreio é orientado e maestrado pela personagem de um pastor (imagem tradicional de um pastor). A performance é no seu todo um jogo simbólico que deixa em aberto diferentes leituras do mesmo objeto, as imagens criadas transportam facilmente para um universo contrastante entre o mundo rural e o mundo urbano ou para o capitalismo como forma de transumância.

Por sua vez, “Rua das Pretas” é um projeto liderado pelo músico Pierre Aderne que junta amigos, vinho, fado e bossa nova e que já é mundialmente conhecido. Subiu ao palco do Coliseu de Lisboa algumas vezes, já foi programa de televisão e apresenta-se, agora, em diversas terras de bons vinhos do Ribatejo, como é o caso de Aveiras de Cima. Nesta “Rua das Pretas”, músicos de várias geografias juntam-se para tocar e dar voz a clássicos e originais onde as memórias se cruzam com os diversos ritmos e melodias.

No dia 11, domingo, estava programado ouvir-se no Posto de Turismo de Azambuja, a partir das 17h00, uma combinação de vozes e instrumentos que saem à rua, intitulada “Arruar”. (ADIADO para data a anunciar)

É um projeto de envolvimento comunitário, com a finalidade de criar um repertório original, fruto de um processo de criação coletiva, com o objetivo de juntar diferentes personalidades e identidades, numa celebração conjunta de fusão de memórias com manifestações da atualidade. “Arruar” consiste numa arruada composta por diferentes associações, coletividades e filarmónicas, tendo por base uma narrativa cénica que reflete um ato de união expressivo e sonoro.

O espetáculo de teatro de rua “Onirotoptero” (dia 9), a performance “Trans(H)umância” (dia 10), o concerto “Rua das Pretas” (dia 10) e o espetáculo “Arruar” (dia 11), além de inseridos na programação “Artéria” – Artes ao Vivo, chegam ao Concelho de Azambuja no âmbito do projeto “Programação em Rede” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Refira-se que a “Programação em Rede” CIMLT tem financiamento dos fundos Alentejo 2020, Portugal 2020 e da União Europeia e tem como objetivo geral promover a dinamização do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território, através da sua qualificação e valorização turística.

Por sua vez, com o programa “Artéria” – Artes ao Vivo, o Município de Azambuja tem como objetivo promover a Arte, de uma forma geral, um pouco por todo o concelho, através de uma programação diversificada, onde se poderá apreciar música, teatro, dança, literatura e fotografia. A autarquia dá, assim, continuidade à dinamização cultural do espaço público, trazendo esta nova artéria, dando itinerância às artes e respondendo a novos anseios, conservando projetos consolidados e divulgando novas propostas de talentos culturais.

Todas as iniciativas desta programação são de entrada gratuita. Não se efetuam reservas para estes eventos e o público ocupará os lugares disponíveis, por ordem de chegada.

Devido à realização do concerto "Rua das Pretas" no dia 10 de setembro, sábado, em Aveiras de Cima, o Município de Azambuja informa que será necessário proceder ao corte do trânsito e também do estacionamento automóvel no Largo da República e respetivas entradas de acesso, nos dias 09 e 10 de setembro.