Azambuja vai comemorar a Semana Europeia do Desporto e o Dia Mundial do Coração

De 23 a 30 de setembro de 2022.

De 23 a 30 de setembro de 2022, o Município de Azambuja irá promover um conjunto de iniciativas, no âmbito da Semana Europeia do Desporto e também das comemorações do Dia Mundial do Coração – efeméride que se assinala anualmente a 29 de setembro.

A Semana Europeia do Desporto é um projeto desenvolvido pela Comissão Europeia, sob o lema #BEACTIVE, e que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável.

Neste contexto, e aderindo ao desafio, o Município de Azambuja preparou um conjunto de atividades, gratuitas e abertas à população.

O programa terá início sexta-feira, 23, com um dia dedicado ao Fitness. O dia Fitness será composto com uma aula de Pilates, às 12h45, e uma aula de hidroginástica, às 18h15. Estas aulas são destinadas a maiores de 14 anos e irão ter lugar no Complexo de Piscinas de Azambuja. Para participar é obrigatória inscrição, que poderá ser feita pelo telefone 263 400 490 ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

No sábado, dia 24, irá decorrer o seminário “Desenvolvimento Desportivo e Inclusão Social”, no Convento de S. Francisco, em Santarém, com início marcado às 09h00. Esta iniciativa é uma organização da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, no âmbito do projeto desportivo “Mais Lezíria”. A inscrição é obrigatória e os interessados poderão fazê-la e obter mais informações sobre esta iniciativa, aqui.

O dia 26, segunda-feira, será dedicado ao Desporto no Trabalho, com duas sessões de “team building” abertas aos eleitos, dirigentes e funcionários do Município de Azambuja.

Na quarta-feira, dia 28 de setembro, será a vez do Desporto Inclusivo, com uma atividade de escalada adaptada, especificamente destinada aos alunos da instituição CERCI Flor da Vida.

Englobado nesta Semana Europeia do Desporto, e a convite da Fundação Portuguesa de Cardiologia, o Município de Azambuja vai, ainda, comemorar o Dia Mundial do Coração – 29 de setembro (quinta-feira). Esta comemoração contará com a colaboração de várias coletividades do Concelho de Azambuja, com aulas abertas e rastreios, nas instalações do Complexo de Piscinas de Azambuja.

Neste dia, haverá uma aula de hidroginástica, destinada a maiores de 14 anos, com início às 12h45; uma aula de “Low Pressure Fitness”, em formato presencial e online, a partir das 13h00; e uma aula de Natação de Adultos, com início às 19h50, destinada a convidados dos alunos que frequentam as aulas de natação.

Também terão lugar aulas AMA-Adaptação ao Meio Aquático, para pais e filhos: crianças com 5 e 6 anos, sessões às 17h20 e às 19h00, e crianças de 3 e 4 anos, sessão a partir das 18h10.

Ainda no Complexo de Piscinas de Azambuja, a assinalar este Dia Mundial do Coração serão, igualmente, realizados rastreios gratuitos de pressão arterial, entre as 18h30 e as 19h30.

Recordamos que as inscrições para participar nestas atividades municipais deverão ser realizadas através do 263 400490 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Por sua vez, várias coletividades do Concelho de Azambuja também se associam a esta efeméride dedicada ao coração, com atividades abertas ao público.

O GDA – Grupo Desportivo de Azambuja organiza, no Estádio Municipal de Azambuja, aulas de futebol para jovens dos 5 aos 16 anos, no horário das 19h00 às 21h00.

A Escola de Sevilhanas da Associação A Poisada do Campino junta-se às comemorações com uma aula de dança espanhola, para crianças com mais de 5 anos de idade, entre as 20h30 e as 21h30.

A associação ADR “O Paraíso”, em Vale do Paraíso, convida todos os interessados para uma aula de pilates, marcada para as 20h45.

Por fim, no espaço dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, haverá demonstrações de kenpo, das 18h00 às 19h00 aberta a crianças dos 4 aos 10 anos, e a partir das 19h00 para crianças com mais de 10 anos de idade.

Para mais informações sobre a Semana Europeia do Desporto contactar 263 400 490 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..