Celebrações em memória dos Fiéis Defuntos – 02.novembro.2022

em Azambuja e Vila Nova da Rainha

De forma a assinalar o Dia de Fiéis Defuntos – efeméride do calendário da Igreja Católica e tradição muito enraizada na sociedade portuguesa – as paróquias de Azambuja e de Vila Nova da Rainha vão realizar, com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, um conjunto de celebrações religiosas ligadas a essa efeméride do dia 2 de novembro.

Como é habitual, vão realizar-se, pelas 10h00, a designada “Missa de Finados” e o ato de aspersão das sepulturas, no Cemitério Velho de Azambuja, localizado na Estrada Nacional 3. Refira-se que, caso as condições meteorológicas não o permitam, esta missa será realizada, à mesma hora, na Igreja Matriz de Azambuja.

Haverá, igualmente, romagens e aspersão de sepulturas, pelas 11h00 no Cemitério Novo de Azambuja, em Casais de Vale Barbas, e pelas 12h00 no Cemitério de Vila Nova da Rainha.

Este ano, haverá dois momentos de oração e homenagem junto aos Talhões dos Combatentes, com início às 15h30. Primeiro irá decorrer no Cemitério Velho de Azambuja (EN3) e de seguida no Cemitério Novo de Azambuja (Vale Barbas). Esta cerimónia é uma iniciativa do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes.

Para terminar as celebrações em memória de todos os já falecidos, será novamente celebrada missa, pelas 17h00 na Igreja Matriz de Vila Nova da Rainha e pelas 19h00 na Igreja Matriz de Azambuja.