Azambuja e Cartaxo promoveram seminário “Respeitar a Diferença, Promover a Igualdade” em Aveiras de Cima

No passado dia 26 de outubro, a localidade de Aveiras de Cima recebeu o seminário “Respeitar a Diferença, Promover a Igualdade”. Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Azambuja em conjunto com a Câmara Municipal do Cartaxo.

O evento pretendeu assinalar o Dia Municipal para a Igualdade (instituído a 24 de outubro) e criar um momento de reflexão e debate com enfoque na Educação para a Igualdade como fator gerador de mudança.

A sessão de boas-vindas do seminário ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio e do Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo – João Heitor.

O primeiro painel “Educação para a Igualdade, geradora de mudança” teve como intervenientes Rita Paulos – da associação Casa Qui; Ricardina Dias – do núcleo de Santarém da Rede Europeia Anti-Pobreza; e como moderadora Marta Godinho – da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

O segundo painel deste seminário foi dedicado à partilha de “Boas práticas na Educação para a Igualdade” e contou com a participação de Eliana Madeira – do movimento feminino cristão GRAAL; e também com a apresentação do jogo “Play4Equality” – por Cristiana Silva e Ana Sofia Oliveira da Cruz Vermelha Portuguesa; tendo sido moderado por Paulo Natário – Conselheiro Interno para a Igualdade no Município de Azambuja.

O seminário contou com um coffee break que foi servido pela Associação CERCI – Flor da Vida.

A sessão foi encerrada pelas Vereadoras Mara Oliveira – Município de Azambuja, e Fátima Vinagre – Município do Cartaxo.

Sublinhe-se que a Câmara Municipal de Azambuja enquadra este seminário no âmbito do seu Plano Municipal para a Igualdade "Azambuja + Igual", cuja candidatura aos fundos da União Europeia foi aprovada pelo Portugal 2020 / POISE-Programa Operacional Inclusão Social e Emprego / Fundo Social Europeu, sendo-lhe atribuído um cofinanciamento de 85%.