Azambuja aprovou o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050

Foi aprovado em Assembleia Municipal, a 28 de dezembro 2022, o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050, em linha com o compromisso nacional de atingir a neutralidade carbónica em 2050. A Câmara Municipal de Azambuja aceitou o desafio e procurou aprofundar o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050) à sua realidade territorial.

Presentemente, enquanto Presidente da Câmara, tive o privilégio de participar na concretização deste Roteiro, que identifica ações concretas e estabelece tanto um sistema de monitorização, como um plano de financiamento. Este percurso sustentado demonstra o esforço de integração das alterações climáticas no modelo de gestão local, com vista a viabilizar uma transição coesa e mais próxima do cidadão.

O alcance de um balanço neutro entre as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e o sequestro de carbono é um objetivo ambicioso que requer alterações estruturais. Contudo, o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica de Azambuja em 2050 evidencia que é possível promover uma transição energética eficiente e socialmente justa, através da introdução de políticas e tecnologias inovadoras, e de mudanças para comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis.

É, portanto, essencial que todos os cidadãos se envolvam neste desígnio comum para que, em conjunto, consigamos aumentar o contributo tanto da ação individual como coletiva.

- Silvino José da Silva Lúcio

Presidente da Câmara Municipal de Azambuja

> Vídeo (direto) da apresentação do Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050