Concelho de Azambuja recebe rastreio do Cancro da Mama

A decorrer de 17 de fevereiro a 17 de março. Prevenir faz toda a diferença!

O Concelho de Azambuja vai receber, entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março, uma Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada à realização do Rastreio do Cancro da Mama gratuito, nas mulheres com idades compreendidas entre os 50 e 69 anos. As mulheres residentes na área do município, elegíveis para o rastreio, vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O atendimento nesta Unidade Móvel,  decorrerá nos dias úteis, no horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, com a seguinte calendarização por freguesia:

- 17 e 18 de fevereiro – Manique do Intendente (Junta de Freguesia)

- 21 e 22 de fevereiro – Alcoentre (junto aos Bombeiros Voluntários)

- 23 de fevereiro a 1 de março – Aveiras de Cima (Junta de Freguesia)

- 2 a 17 de março – Azambuja (junto ao Páteo Valverde)

As Juntas de Freguesia irão disponibilizar transporte gratuito para a realização do exame. Para mais informações deverá contactar a Junta de Freguesia da sua residência.

A iniciativa é uma organização do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o ACES-Estuário do Tejo e o Município de Azambuja.

Em Portugal, anualmente, são detetados cerca de 7000 novos casos de cancro da mama, e 1800 mulheres morrem com esta doença. Para minimizar esta estatística dramática, o diagnóstico precoce continua a ser a melhor arma. Para tal, o exame clínico e a mamografia são os meios mais eficazes e que nenhuma mulher, sobretudo a partir dos 40-45 anos de idade, deve deixar de efetuar periodicamente.

Deny from all