Atividades em abril.2023 na Rede de Bibliotecas Municipais

> Panfleto mensal de abril

AVISOS E INFORMAÇÕES

> Horário de Inverno

Informa-se que a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja encontra-se a funcionar no horário de Inverno.

- Biblioteca Municipal de Azambuja: de 3ª a 6ª-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

- Biblioteca de Aveiras de Cima: de 3ª a sábado no horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

- Biblioteca de Alcoentre: de 2ª a 6ª-feira das 09h30 ao 12h30 e das 13h30 às 17h30.

> XVI Concurso Literário do Concelho de Azambuja

Entrega dos prémios a 25 de abril.

> Visitas Guiadas

Sextas-feiras, às 10h30.

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

Biblioteca Municipal de Azambuja

Crescer a Ler (3-6 anos)

Quartas-feiras, às 10h30.

Atividade de dinamização da leitura, dirigida a todas as crianças do ensino pré-escolar do Concelho de Azambuja. “Para sermos amigos… não temos de gostar das mesmas coisas!” este é o mote para ouvirmos a história “O pato que não gostava de água” da autoria de Steve Small. Atividade reservada aos jardins de infância.

> Ateliê de ilustração "Vamos escrever e ilustrar uma história" por Filipa Correia (+6 anos)

Sábado, dia 01, às 15h30.

A artista e escritora Filipa Correia, visita-nos,  promovendo um atelier com um título apetecível de forma a comemorar o "Dia Internacional do Livro Infantil" (2 abril). Arregace as mangas e junte-se a nós para escrever e ilustrar uma história. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

> Mimar a Ler (3 aos 24 meses)

Sábado, dia 15, às 10h30.

Tem como objetivo introduzir os sons, as imagens, as letras, as palavras, a linguagem e o livro e o espaço da biblioteca aos mais novos e ainda, introduzir hábitos de manuseamento do livro que possivelmente se traduzirão mais tarde em hábitos de leitura. O projeto destina-se a bebés entre os 3 e os 24 meses acompanhados por um adulto. Esta sessão será dinamizada pela Sofia Viera da livraria Aqui há Gato. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

> Apresentação do livro "Almas Iluminadas" de Maria Teresa Ribeiro Luzio

Sábado, dia 15, às 15h30.

Almas iluminadas transmite pensamentos e sentimentos à luz do Coração. Sentir, fazer acontecer a energia inspiradora em cada palavra, com o objetivo de clarear em cada um a sua própria luz e consciência, trajetórias de vida no tempo com o propósito de iniciar um Novo Caminho.

Contos e relatos latino americanos, dinamizado por Marilyn Molina (Famílias com crianças dos 6 aos 12 anos)

Sábado, dia 22, às 10h30.

No âmbito do voluntariado, o projeto Contos e Relatos Latino americanos tem como objetivo difundir a cultura latino-americana, dar a conhecer através de relatos diretos, histórias e figuras conhecidas a nível mundial os hábitos e costumes de vários países de língua espanhola. Esta sessão versará sobre o Império Inca. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

> Palavras contadas e outras histórias com O monstro das cores dinamizado por Muzumbos (+3 anos)

Sábado, dia 29, às 10h30.

Uma peça de teatro onde a história ganha vida através das curiosas personagens interpretadas, num universo cheio de cor, música, imaginação e alegria. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

Biblioteca do Centro Cultural Grandella - Aveiras de Cima

> Histórias ao Sábado "Sons & Lendas na Riba do Tejo" (3-10 anos)

Sábado, dia 01, às 10h30.

Nesta sessão de histórias, vamos ter a oportunidade de conhecer algumas lendas ligadas à região do Ribatejo, através das palavras e dos sons. Uma atividade de animação da leitura original e cheia de música, dinamizada pelo músico e historiador Bruno de Brito. Atividade gratuita. Inscrições abertas.

> Primeiros Olhares "Histórias Tão Balalão" (Famílias com bebés dos 3-36 meses)

Sábado, dia 15, às 10h30.

Nestas sessões de histórias viajaremos entre histórias ritmadas, engraçadas, desafiadoras e que estimulam o desenvolvimento cognitivo e cativa os mais pequeninos a quererem descobrir os livros, de forma descontraída e num clima familiar. Aconselhável também a adultos com gosto por sonhar… A iniciativa será dinamizada pela animadora Elsa Serra. Atividade gratuita. Inscrições abertas.

Biblioteca Palácio Conselheiro Frederico Arouca - Alcoentre

Hora do Conto

Quintas-feiras, às 10h30.

A Hora do Conto, destinada aos alunos do 1º ciclo,  decorre desde 2003. Este ano há uma nova história “O silêncio da água” de José Saramago, que será dinamizada para este público que se deslocará às bibliotecas da RBMA. Atividade reservada a inscrição pelos agrupamentos de escolas.

> Ler no lar para atividades inventar

Quinzenalmente, às quartas-feiras, às 11h00.

Atividade de incentivo à narração oral e de trabalhos manuais, dirigida aos utentes do Centro Social e Paroquial de Alcoentre.

> Projeto RELER

Semanalmente

Entrega dos jornais diários no Centro de Dia de Alcoentre e posteriormente no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

BICA - Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja