Atividades em maio.2023 na Rede de Bibliotecas Municipais

> Panfleto mensal de maio

AVISOS E INFORMAÇÕES

> Horário de Inverno

Informa-se que a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja encontra-se a funcionar no horário de Inverno.

- Biblioteca Municipal de Azambuja: de 3ª a 6ª-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

- Biblioteca de Aveiras de Cima: de 3ª a sábado no horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

- Biblioteca de Alcoentre: de 2ª a 6ª-feira das 09h30 ao 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Informa-se que no período da Feira de Maio, e dias em que já exista areia pelas ruas, a Biblioteca Municipal de Azambuja estará encerrada ao público, encontrando-se apenas aberta a Galeria da Biblioteca entre as 14h00 e as 18h00 para visita à exposição patente.

> Visitas Guiadas

Sextas-feiras, às 10h30.

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

Biblioteca Municipal de Azambuja

Crescer a Ler (3-6 anos)

Quartas-feiras, às 10h30.

Atividade de dinamização da leitura, dirigida a todas as crianças do ensino pré-escolar do Concelho de Azambuja. “Para sermos amigos… não temos de gostar das mesmas coisas!” este é o mote para ouvirmos a história “O pato que não gostava de água” da autoria de Steve Small. Atividade reservada aos jardins de infância.

> Histórias ao Sábado "Sons & Lendas na Riba do Tejo" (3-10 anos)

Sábado, dia 06, às 10h30.

Nesta sessão de histórias, vamos ter a oportunidade de conhecer algumas lendas ligadas à região do Ribatejo, através das palavras e dos sons. Uma atividade de animação da leitura original e cheia de música, dinamizada pelo músico e historiador Bruno de Brito. Atividade gratuita. Inscrições abertas.

Exposição Retratos: o legado tauromáquico de Maria Cristina Correia na coleção do Museu Municipal

Durante todo o mês de maio (inauguração dia 01 de maio)

A coleção de arte do Museu está indubitavelmente associada ao legado e nome de Maria Cristina Correia, cuja vivencia em terras de Azambuja a inspirou a retratar os seus costumes e tradições. Para além de património natural, materializado nas suas pinturas paisagísticas, Maria Cristina Correia retratou o património humano da tauromaquia local, que pode ser observado através dos retratos que fielmente executou dos principais personagens tauromáquicos azambujenses, que englobam o acervo do Museu Municipal.

Biblioteca do Centro Cultural Grandella - Aveiras de Cima

> Histórias ao Sábado "Uma casinha de ratos" (Famílias com crianças dos 3 aos 10 anos)

Sábado, dia 06, às 10h30.

Apresentação de "Uma Casinha de Ratos" da autoria Ana Rita Janeiro, que é contada a partir de uma criação artística, uma casinha de madeira cheia de surpresas, que se revelou um grande sucesso seguido de oficina pela autora que é artista plástica. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

> Exposição "Uma casinha de ratos"

Patente de 06 a 31 de maio.

Mostra das ilustrações originais que deram origem à história criada por Ana Rita Janeiro, “Uma casinha de ratos”. A exposição estará patente na galeria da Biblioteca Grandella em Aveiras de Cima.

> Primeiros Olhares "Posso espreitar a tua fralda" (Famílias com bebés dos 3-36 meses)

Sábado, dia 20, às 10h30.

Atividade de animação da leitura para bebés, com recurso a bonecos e tapetes de pano.  Atividade gratuita. Inscrições abertas.

Biblioteca Palácio Conselheiro Frederico Arouca - Alcoentre

Hora do Conto

Quintas-feiras, às 10h30.

A Hora do Conto, destinada aos alunos do 1º ciclo,  decorre desde 2003. Este ano há uma nova história “O silêncio da água” de José Saramago, que será dinamizada para este público que se deslocará às bibliotecas da RBMA. Atividade reservada a inscrição pelos agrupamentos de escolas.

> Ler no lar para atividades inventar

Quinzenalmente, às quartas-feiras, às 11h00.

Atividade de incentivo à narração oral e de trabalhos manuais, dirigida aos utentes do Centro Social e Paroquial de Alcoentre.

> Projeto RELER

Semanalmente

Entrega dos jornais diários no Centro de Dia de Alcoentre e posteriormente no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

BICA - Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja

Deny from all