Município entregou Hortas Sociais e disponibiliza mais terrenos

Os interessados devem dirigir-se à UAP (Travessa da Rainha, Azambuja).

A Câmara Municipal de Azambuja procedeu à entrega de 20 lotes de terreno designados “Hortas Sociais”. O acto teve lugar no próprio local, conhecido como “Cortes de Cavalos”, na Freguesia de Azambuja, no passado dia 19 de Julho.

Com esta medida, o município concretiza o aproveitamento de alguns terrenos agrícolas cuja exploração não se enquadra nas suas atribuições. A autarquia preparou o terreno e demarcou os vários lotes, com áreas entre os 240 m2 e os 375 m2, aproximadamente, disponibilizando-os a cidadãos particulares interessados na respectiva exploração. As hortas são cedidas, prioritariamente, a famílias carenciadas, a pessoas em situação de desemprego e a reformados. Os candidatos apurados poderão plantar a horta que lhes coube por um período de três anos, renovável, pagando uma taxa anual de valor simbólico a definir. Segundo o regulamento, os utilizadores não poderão usar o lote para outro fim que não seja a produção agrícola para consumo próprio.

Refira-se que ainda existem alguns lotes disponíveis, e que o Município de Azambuja já está a estudar mais alguns terrenos que, assim que a procura o justifique, serão preparados e disponibilizados como novas hortas sociais.

Os interessados em explorar uma horta social cedida pela Câmara Municipal deverão dirigir-se à

UAP - Unidade de Atendimento ao Público (Travessa da Rainha, nº5 - Azambuja) das 09h00 às 16h30.

O objectivo do Município de Azambuja de promover e regular a prática da horticultura deve-se ao facto desta actividade ter conhecido ultimamente uma grande expansão. O que começou por ser uma ocupação de tempo livre por parte de algumas pessoas, passou a ser uma forma de algumas famílias complementarem a sua alimentação com bens de produção própria, garantindo, além da qualidade dos produtos, uma ajuda ao orçamento doméstico.

Deny from all