“Viagens do Zambujinho”, em Azambuja

estão de regresso para todos os alunos do 1º ciclo

Com o início do ano lectivo 2012/2013, o Município de Azambuja volta a proporcionar aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico a oportunidade de conhecerem o património e a cultura locais através das “Viagens do Zambujinho”. A iniciativa vai no sexto ano consecutivo e terá a primeira rota no dia 09 de Outubro.

As “Viagens do Zambujinho” são rotas representativas de todas as Freguesias do Concelho, proporcionando um conjunto de experiências que pretendem sensibilizar os alunos para inúmeras questões. As rotas têm um carácter muito prático e sensorial – sempre que possível – e convidam as crianças à exploração das características próprias de cada local.

À semelhança do ano anterior, este ano lectivo apresenta dez “viagens” de conteúdos diversificados: a “Rota dos Vigias”, na Freguesia de Alcoentre; a “Rota Ambiental”, em Aveiras de Baixo; a “Rota do Vinho”, em Aveiras de Cima; a “Rota da Lezíria e dos Avieiros” e a “Rota Urbana”, ambas em Azambuja; a “Rota Pina Manique”, na Freguesia de Manique do Intendente; a “Rota dos 5 Sentidos”, na Freguesia de Vale do Paraíso; a “Rota Industrial”, em Vila Nova da Rainha; a “Rota dos Moinhos”, na Freguesia de Maçussa; e a “Rota da Arqueologia”, na Freguesia de Vila Nova de São Pedro.

Para concretizar as diferentes rotas programadas, o Município de Azambuja continuidade a um conjunto de contactos, apoios e parcerias com várias entidades públicas e privadas. Deste modo, a iniciativa cumpre outros objectivos, como estreitar os laços entre a comunidade educativa e toda comunidade concelhia, potenciar o aparecimento de novos projectos no âmbito da animação e, ainda, promover todas as valências do Concelho de Azambuja.

» Mapa Anual

Deny from all