Alunos do concelho visitam Centro de Educação Ambiental de Azambuja

Primeira visita a 11 de Outubro

Com início do novo ano lectivo 2012/2013, o Centro de Educação Ambiental de Azambuja (CEAA) volta a abrir as portas, a partir do dia 11 de Outubro.

O Centro de Educação Ambiental de Azambuja (CEAA), inaugurado no ano 2011, funciona no edifício da antiga Escola Primária de Aveiras de Baixo, e destina-se aos alunos das escolas do concelho, bem como à população em geral. As visitas decorrerão ao longo do ano com turmas do pré-escolar e dos 1º, 2º e 3º ciclos da rede pública, mas também com vários grupos de instituições particulares de solidariedade social.

O CEAA consiste num espaço de promoção e dinamização de atividades ecológicas educativas, formativas e pedagógicas e de divulgação e sensibilização, no âmbito da ecologia, da educação ambiental e da sustentabilidade energética. Foi criado para constituir um foco de desenvolvimento local, dinamizando a atividade educativa e económica através do reaproveitamento das instalações de uma escola entretanto desactivada.

Os principais objetivos são os de promover a Educação Ambiental de forma complementar na formação de alunos e professores, enquanto multiplicadores da informação para a comunidade; desenvolver uma visão globalizante, interdisciplinar e crítica das questões ambientais; estimular práticas que levem a uma maior integração entre a escola, o meio e a comunidade; e adequar as atividades de Educação Ambiental ao conteúdo programático dos currículos escolares.

As actividades são diversas e incluem a dinamização de jogos ambientais, a recolha e observação de espécies ao microscópio, com posterior discussão, através do jogo Freguesias verdes, e a realização de ateliês adequados aos diferentes públicos alvo

» Mapa de Visitas