Ano lectivo 2012-2013 no Município de Azambuja

Parque escolar e comunidade educativa continuam organizados em 3 agrupamentos.

O ano lectivo 2012-2013 encontra-se em pleno funcionamento no Município de Azambuja. Apesar da recente reforma que introduziu a criação de mega-agrupamentos, a autarquia conseguiu autorização do Ministério da Educação para que o parque escolar e a comunidade educativa do Concelho de Azambuja continuem organizados em 3 agrupamentos. Assim, mantêm-se o Agrupamento de Escolas de Azambuja, o Agrupamento de Escolas de Vale-Aveiras e o Agrupamento de Escolas do Alto Concelho.

O Agrupamento de Escolas de Azambuja é composto pela Escola Secundária, pela Escola Básica Integrada (1º, 2º e 3º ciclos), pelo Centro Escolar Boavida Canada (pré-escolar e 1º ciclo), pela EB1 da Socasa, pela EB1 Prof. Inocêncio Carrilho Lopes, e pela EB1 com Jardim de Infância de Vila Nova da Rainha. Neste agrupamento, regista-se uma população pré-escolar de 97 crianças, distribuídas por 5 turmas. Ao nível do 1º ciclo do ensino básico, contam-se 557 alunos organizados em 25 turmas. Os 2º e 3º ciclos, mais os Cursos de Educação e Formação (CEF) e os cursos profissionais, totalizam 652 alunos em 28 turmas. No ensino secundário, os alunos a frequentar os 10º, 11º e 12º anos têm 11 turmas com um total de 195 alunos.

No Agrupamento de Escolas de Vale-Aveiras, contam-se a Escola EB 2,3 de Aveiras de Cima e 3 EB1, em Vale do Brejo, Vale do Paraíso e Aveiras de Cima. Em Vale do Paraíso, existe, ainda, uma sala de jardim de infância. Aqui, o presente ano lectivo arrancou com 23 crianças no pré-escolar e 252 distribuídas em 14 turmas do 1º ciclo do ensino básico. Os 2º e 3º ciclos apresentam, neste agrupamento, um conjunto de 15 turmas com uma população estudantil de 349 adolescentes.

O Agrupamento de Escolas do Alto Concelho integra a Escola Básica integrada de Manique do Intendente (1º, 2º e 3º ciclos), o Centro Escolar de Alcoentre (pré-escolar e 1º ciclo) e os Jardins de Infância de Vila Nova de S. Pedro e de Manique do Intendente. O número de alunos dos 2 primeiros níveis é de 229, organizados em 12 turmas, sendo 7 do 1º ciclo do ensino básico, com 139 estudantes, e 5 do pré-escolar, com 90 crianças. Neste agrupamento, os 2º e 3º ciclos são frequentados por 183 alunos agrupados em 9 turmas.

Como informação complementar, refira-se quer o Município de Azambuja proporciona em toda a rede pública o prolongamento das 15h30 às 17h30, designado no pré-escolar por CAF (Componente de Apoio à Família) e no 1º ciclo por AEC (Actividades de Enriquecimento Curricular). Recorde-se que estas não são de frequência obrigatória. A CAF tem 184 crianças e as AEC 513 alunos, para cujo acompanhamento a autarquia contratou 42 docentes. Nas AEC, os alunos inscritos frequentam aulas de língua inglesa, expressão dramática, educação musical e actividade física.

Outro importante apoio do município à comunidade é o serviço de transporte escolar, essencial para muitos agregados familiares que habitam em locais mais afastados dos centros urbanos. Este serviço é prestado a 493 alunos que estudam nos 3 agrupamentos do Concelho de Azambuja. Além destes, são apoiados outros 116 estudantes que frequentam estabelecimentos de ensino noutros concelhos (Alenquer, Cartaxo, Rio Maior, Santarém Vila Franca de Xira e Lisboa).