Assembleia Municipal aprovou Plano e Orçamento para 2013

A Assembleia Municipal de Azambuja aprovou, ontem, dia 27 de Dezembro, em sessão ordinária, os documentos relativos à gestão do município no ano 2013.
Assim, foram aprovados o Orçamento para 2013 e as Grandes Opções do Plano para o período 2013/2016, que incluem o Plano de Actividades Municipal e o Plano Plurianual de Investimentos.

O Orçamento do Município para o próximo ano é o de dezassete milhões, oitocentos e oitenta mil e trezentos euros (€17.880.300,00). As prioridades de investimento serão os sectores da Intervenção Social, da Educação bem como do Ambiente e o Saneamento, do Desenvolvimento Económico e Emprego, da Qualificação Urbana e do Planeamento e Organização do Território. Recorde-se que o Orçamento de 2012 foi de dezanove milhões, seiscentos e dezasseis mil e novecentos e quatro euros (€ 19.616.904,00).

É de salientar que, tal como foi previsto nas Grandes Opções do Plano para 2012, o ano que agora termina decorreu sob o signo enormes dificuldades financeiras que se colocaram a todas as famílias, empresas e instituições, não tendo os organismos do Poder Local sido excepção aos constrangimentos, da mais diversa ordem. No futuro imediato, a crise financeira e económica vai, certamente, continuar, sendo previsível até um agravamento sobre as principais variáveis macroeconómicas, nomeadamente, no que diz respeito aquelas que interferem na quotidiano da população, com especial incidência nas camadas mais fragilizadas. O desemprego crescente, a queda dos apoios sociais, o estrangulamento da classe média são fenómenos que vão requerer um esforço redobrado, nomeadamente, das Autarquias Locais.