Azambuja celebra o XXV Mês da Cultura Tauromáquica

De 01 a 22 de maio de 2024 - O Ribatejo no seu melhor!

> Programa do Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja 2024

O Município de Azambuja volta a celebrar, no mês de maio, o já tradicional "Mês da Cultura Tauromáquica”. A vigésima quinta edição decorrerá entre os dias 01 e 22 de maio, e culminará com a realização da Feira de Maio de Azambuja, a mais castiça das festas ribatejanas.

Será um mês repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com várias exposições, colóquios, espetáculos e demais iniciativas.

Este XXV Mês da Cultura Tauromáquica de Azambuja tem início no dia 01 de maio, feriado, pelas 20h30, no Auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja, com a apresentação das exposições organizadas pelo município e o primeiro momento de animação. Em palco estará a Escola de Sevilhanas Las Hermosas, da Associação Cultural A Poisada do Campino, numa atuação que servirá de comemoração do 10º aniversário da escola.

Exposições: A mostra "Taurus Murus" contará com a sua quarta edição, onde telas de grande dimensão, pelas ruas da vila, irão transportar-nos para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades, trazendo outro colorido a diversas fachadas da vila de Azambuja. Por sua vez, "Em Busca do Tesouro da Feira de Maio - dos esboços às artes-finais: as ilustrações de Rui Cardoso em exposição" estará patente na Biblioteca Municipal de Azambuja, e é uma mostra de ilustrações de Rui Cardoso criadas para o livro com o mesmo título. Haverá, ainda, uma exposição de fotografia intitulada "A Feira de Maio", programada para o espaço da Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.

Ao longo do fim-de-semana de 03, 04 e 05 de maio, poderá contar com a dinamização do colóquio "TOIROEARTE" que terá como oradores individualidades ligadas às áreas da música, pintura, literatura, culinária, dança e escultura; bem como uma feira de fotografia taurina, com fotógrafos experientes neste meio; o espetáculo "Azambuja Sevillaníssima" - VI Festival de Escolas de Sevilhanas; e ainda o cortejo e a missa campal.

No fim-de-semana seguinte, dias 10, 11 e 12, estão anunciados o colóquio "PARLATOIRO", com representes de vários partidos políticos que irão falar sobre o que a festa de toiros pode esperar da política; e também duas provas equestres, uma poule de ensino e uma corrida à pele - prova do campeonato da Associação Galgueira do Centro.

Na reta final da programação deste mês, para sábado, 18 de maio, está agendada uma sessão de "Toureiro a pé comentado", com o crítico taurino Maurício do Vale. No dia 19, irá ainda realizar-se a missa campal, pelas 17h00 na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa; e para finalizar, no dia 22, bailarico com a banda "Compis Del Cante" e uma vacada.

De sublinhar que, esta iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Azambuja em parceria com a Poisada do Campino, a UTA-União de Tertúlias de Azambuja, a Tertúlia Festa Brava e o Centro Hípico Lebreiro de Azambuja.

Consulte o programa para não perder nenhuma atividade!

De 01 a 22 de maio de 2024 - O Ribatejo no seu melhor!