Projeto "Não à Diabetes"

A Diabetes Mellitus é um problema de saúde pública em crescimento e com impacto a nível mundial e nacional, o que afeta seriamente os recursos e a despesa em saúde. A diabetes tipo 2, a mais prevalente e a que mais tem aumentado, pode ser prevenida ou, pelo menos, o seu aparecimento pode ser atrasado de modo significativo. Esse objetivo será alcançado por meio de mudanças do estilo de vida, que têm de ser aculturadas, como os hábitos individuais: manter-se fisicamente ativo e adotar uma alimentação que seja saudável.

Reduzir a progressão da diabetes:
Resultados convincentes mostram que o desenvolvimento da diabetes pode ser prevenido ou francamente adiado em indivíduos de alto risco.
A investigação clínica tem mostrado uma redução de mais de 50% no risco de desenvolvimento da diabetes, quando são realizadas mudanças relativamente modestas nos hábitos de vida que incluem seguir um plano alimentar adequado, aumentar a atividade física e manter um peso corporal saudável.
Estes resultados têm sido reproduzidos em programas reais de prevenção, (estudo DiRECT) Prevê-se que um abrandamento, mesmo que apenas de alguns anos, na progressão da diabetes reduza as complicações com elas relacionadas, tais como doença cardíaca, renal e dos olhos, reduzindo consequentemente os custos para o doente, a família e a sociedade. O desafio ultrapassa o próprio Serviço Nacional de Saúde.

Objetivos do projeto
Assim surge o “Não à Diabetes! Desafio Gulbenkian”, um desafio que procura constituir uma abordagem que demonstre o modo como as estruturas autárquicas, as instituições de saúde locais, regionais e nacionais, a sociedade em geral, bem como as pessoas individuais, se podem organizar e cooperar para combater a progressão desta pandemia do século XXI.

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) do ACES Estuário do Tejo/Hospital Vila Franca de Xira (HVFX) assumiu funções em Novembro de 2013, conforme Despacho 3052/2013 e é constituída pelos seguintes profissionais:
> Dr. Armando Braz - Presidente do Conselho Clínico e da Saúde do ACES;
> Dra. Mónica Reis - Representante do Diretor Clínico do HVFX;
> Dr.ª Judite Catarino - Autoridade de Saúde Local;
> Enf.ª Eugénia Pedro - Enfermeira do ACES Estuário do Tejo;
> Enf.ª Paula Godinho - Enfermeira do HVFX.

Um dos objectivos da UCFD e que consideramos extremamente importante para a aquisição de bons resultados, é a parceria com os municípios que são abrangidos pelo ACES Estuário do Tejo/Hospital de Vila Franca de Xira, que tem vindo a ser progressivamente reforçada e ampliada ao longo destes anos de trabalho conjunto. Esta parceria tem sido particularmente vantajosa na concretização de projetos de educação, prevenção e diagnóstico precoce da doença na comunidade, nomeadamente o Rastreio da Retinopatia Diabética.
A UCFD, tendo sido reconduzida a mesma equipa para novo mandato 2017-2019, mantém as intenções que nos tem conduzido ao longo do seu primeiro mandato, contribuir e impulsionar a interligação entre o ACES, HVFX, Autarquias e Comunidade melhorando a qualidade dos cuidados prestados à pessoa com Diabetes.

Dr. Armando Braz
Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD)