Saltar para o conteúdo principal

Programas de Apoio

 

PAABE - PROGRAMA DE APOIO ALIMENTAR E BENS ESSENCIAIS


Devido ao papel social humanitário que a Cruz Vermelha tem globalmente reconhecido e tendo em conta o crescente número de pedidos de apoio alimentar por pessoas e famílias em condição fragilizada que chegam à Delegação de Aveiras de Cima, considerou-se necessário estabelecer um protocolo de cooperação e colaboração com o Município de Azambuja que respondesse às necessidades identificadas, criando desta forma o Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais – PAABE. Este apoio é atribuído em formato cabaz de produtos alimentares e bens essenciais composto pelos bens doados à Delegação, que por isso é variado na sua qualidade e tipo de produtos, e procurará assegurar a capacitação de géneros adequada às pessoas beneficiárias.

O PAABE contempla quatro medidas de apoio: Emergência; Sustentabilidade; Urgência, que são da exclusiva responsabilidade da CVP e apoio de Recuperação que operacionaliza-se num trabalho de articulação e cooperação entre as Entidades: CVP de Aveiras de Cima e Município de Azambuja, no qual compete ao Município avaliar tecnicamente os pedidos, encaminhar as informações técnicas para a Delegação de Aveiras de Cima da CVP e acompanhar socialmente os beneficiários. Compete à Delegação de Aveiras de Cima – CVP receber e gerir as doações de bens essenciais e proceder à entrega desses bens aos beneficiários.

O Apoio de Recuperação tem uma capacidade limite de resposta a 40 pessoas com processos completos para se proceder à avaliação, ficando os restantes em lista de espera.

Para se candidatar ao Apoio de Recuperação deverá proceder ao preenchimento de formulário próprio – Formulário - disponível abaixo, ou também no Serviço Social do Município, sito no Edifício DIS no Páteo Valverde em Azambuja e na Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.

O pedido deverá ser instruído, obrigatoriamente, com os documentos referenciados no Formulário e no Projeto. Deverá ser entregue, presencialmente, no Serviço de Ação Social do Município ou através do correio eletrónico, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., sob pena de exclusão por ausência de documentos.

> Formulário

> Protocolo entre a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Aveiras de Cima e o Município de Azambuja

> Projeto PAABE

 

POAPMC - PROGRAMA OPERACIONAL ALIMENTAR PARA PESSOAS MAIS CARENCIADAS


O Programa Operacional Aimentar para Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC),está enquadrado no programa Portugal 2020 e é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas.

A implementação do projeto no nosso concelho resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja e a Santa Casa da Misericórdia. A autarquia investiu 30 mil euros na aquisição de uma viatura de mercadorias com caixa de frio e de uma câmara frigorífica para conservação de alimentos congelados. Por sua vez, a Santa Casa operacionaliza o armazenamento e a distribuição dos bens.

Os destinatários desta medida de apoio são os indivíduos ou famílias que se encontrem em situação de carência económica, equiparada ao conceito aplicável no âmbito do subsistema de ação social. Esta ajuda materializa-se em entregas mensais de bens alimentares como carne, peixe e legumes congelados, bem como massas, conservas, azeite, cereais, leite, bolachas, entre outros. 

Refira-se que este apoio alimentar será complementado com ações de informação e esclarecimento. Essas ações de sensibilização visam capacitar estas pessoas mais carenciadas, por exemplo, para a melhor seleção dos bens de primeira necessidade, para a prevenção do desperdício e para a otimização da gestão do orçamento familiar disponível.

Para se candidatar deverá dirigir-se ao Serviço Social do Município, sito no Edifício DIS no Páteo Valverde em Azambuja. 

 

voltar ao topo