Azambuja procura “padrinhos” para parques infantis

Programa "PAPI", para recuperar parques ao abrigo da lei do mecenato.

A Câmara Municipal de Azambuja criou um projeto com vista à recuperação dos parques infantis do concelho intitulado "PAPI-Programa de Apadrinhamento de Parques Infantis".

O objetivo deste programa é atrair empresas, grupos ou mesmo cidadãos individuais a ter uma participação ativa na comunidade local onde estão inseridos, apoiando a população mais jovem, através de um contributo financeiro destinado à recuperação e manutenção dos parques infantis. A participação no projeto faz-se na forma de doação financeira, ao abrigo e com os respetivos benefícios – da lei do mecenato. Os aderentes à iniciativa têm, como contrapartidas, a possibilidade de escolher o parque a recuperar e lhe atribuir o cognome, a colocação de uma placa publicitária no local e a divulgação desse apoio nos meios de comunicação do município. Como frutos do investimento, a notoriedade positiva e a imagem de responsabilidade social serão, certamente, mais-valias importantes obtidas com essa adesão.

Refira-se que o município possui um total de 30 equipamentos, uns em espaço público aberto, outros em recintos educativos, dispersos por todas as 7 freguesias que o compõem, e que na maioria dos casos necessitam de melhoramentos com custos significativos. As necessidades de intervenção passam pelos pavimentos, as vedações e o mobiliário; nuns casos pequenas reparações, noutros uma remodelação mais profunda.

O diagnóstico realizado pelos serviços da autarquia aos 30 parques infantis existentes apurou um valor global a rondar os 245 mil euros. A ideia de implementar este Programa de Apadrinhamento nasceu no contexto da difícil conjuntura económica atual e dos constrangimentos orçamentais da Câmara Municipal de Azambuja, nomeadamente os compromissos com o PAEL e o esforço de redução da dívida, que inviabilizam no curto/médio prazo a disponibilidade de verbas para um plano de intervenção desta envergadura.