Município solidário com os trabalhadores da antiga "Impormol" (e com todos os desempregados)

Apoio através do Gabinete de Inserção Profissional e do Gabinete de Ação Social.

.

Lamentavelmente, o pior cenário confirmou-se no último dia do mês de maio, no caso da ameaça de encerramento da antiga Impormol, com o anúncio do despedimento coletivo por parte dos responsáveis da empresa.

Perante a difícil situação destes funcionários e das suas famílias, a Câmara Municipal de Azambuja está a prestar o apoio com todos os meios ao seu dispor. Na primeira linha desse apoio está o GIP-Gabinete de Inserção Profissional, onde estes – e todos os… – trabalhadores em situação de desemprego encontram orientação para apresentarem o seu caso no Centro de Emprego de Santarém (serviço regional que abrange o concelho de Azambuja).

O GIP funciona na Travessa da Rainha (próximo da Praça do Município) com o horário 09h30/12h30 e 13h30/16h00. - contactos: 263 400 444 e 969 742 618

No atendimento, o trabalhador entregará uma ficha de diagnóstico da sua situação e terá acesso, caso pretenda, a outras formas de apoio através do Gabinete de Saúde e Ação Social da autarquia.

» Ficha de diagnóstico     |     » Guia prático "direitos e deveres"

O Município de Azambuja está solidário, desde a primeira hora, com a luta dos trabalhadores da empresa Frauenthal Automotive – antiga Impormol – na tentativa de manter a fábrica em atividade e assegurar os respetivos postos de trabalho.

Ao longo de várias semanas, desde a paragem da produção, o presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa, em conjunto com o seu homólogo do Cartaxo, Pedro Ribeiro, acompanharam a comissão de trabalhadores e os delegados sindicais em várias reuniões e manifestações públicas com o objetivo de evitar o encerramento da unidade.

Outra das iniciativas foi a aprovação, por unanimidade, pelo Executivo Municipal de Azambuja de uma moção de repúdio face à decisão da empresa e preocupação pela situação dos trabalhadores. Esta moção foi enviada ao Presidente da Assembleia da República e a todos os grupos parlamentares.

Dada a qualidade do trabalho produzido nesta fábrica e considerando também a elevada qualificação técnica destes profissionais, ainda existe alguma esperança de que possa surgir um investidor interessado na continuidade desta fábrica associada ao ramo automóvel. Os esforços e contactos, nesse sentido, vão continuar.

.