Município de Azambuja levou empresas locais ao 1º Agro-Fórum da CPLP

- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

.

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Azambuja, convidou-se 23 empresas, do concelho, de diversos sectores de actividade e 10 ex-alunos da Escola Secundária de Azambuja, a estarem presentes na 1º Agro-Fórum da CPLP (Comunidade dos países de Língua Portuguesa), que se inseriu na 3ª edição da Portugal Agro – Feira das Regiões de Portugal.

Esta missão empresarial, que decorreu no passado dia 28 de outubro, teve como objectivo agregar as grandes industrias do setor agro-alimentar, do concelho, para o potencial crescimento de negócio nos países da lusofonia. A iniciativa insere-se no programa “construir o futuro em torno da inovação”, promovido pelo município, cujo objectivo é estreitar a ponte entre o tecido empresarial e aumentar a sua dinâmica, assim como, promover nos alunos do concelho o mérito, a dedicação e o trabalho. Neste mesmo programa, insere-se a presença de ex-alunos da Escola Secundária de Azambuja, permitindo criar uma ligação entre os jovens e os industriais do concelho e facilitando a ligação entre os atuais empreendedores e os futuros atores do panorama nacional.

O Município, pretende a curto prazo estabelecer um protocolo com a CPLP, de forma a dinamizar o investimento entre as empresas que se encontrem sediadas no concelho, com os países membros da CPLP, num quadro de interacção, estimulando a criação de plataformas empresariais que visem a partilha de conhecimento, a cooperação e o estabelecimento de parcerias entre diversas instituições e empresas. Com este protocolo pretende-se, também, desenvolver diversas actividades, que poderão trazer um enorme potencial na economia empresarial local.

A primeira edição da Agro-Fórum da CPLP, sob o tema “A Dinamização do Agronegócio na CPLP”, organizado pela CAL – Câmara Agrícola Lusófona - associação empresarial, sem fins lucrativos, que promove a divulgação do Agronegócio em território nacional e internacional, com particular enfase nos países de língua portuguesa, nomeadamente nos Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissáu, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - estimulou o debate sobre as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio e sua contribuição para erradicação da fome nos países lusófonos.

Para qualquer esclarecimento sobre o  Programa de Inovação deverá contactar o Gestor