Município de Azambuja propõe ementa saudável e exercício - "Não à diabetes!"

Atividades do Dia Mundial da Diabetes - 14 de novembro.

O Município de Azambuja associou-se ao dia aberto “Mais Vida, Mais Saúde” e organizou várias atividades de sensibilização para um estilo de vida mais saudável. A iniciativa decorreu no Dia Mundial da Diabetes – 14 de novembro - em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Azambuja.

Pela manhã, teve lugar uma caminhada intitulada “Mexer nas Rotinas - Toca a Andar”, com um percursos pedestre pela vila de Azambuja. Perto da hora de almoço, o jardim interior do Centro de Saúde de Azambuja foi palco para uma sessão de showcooking, a cargo do Chef Samuel Sousa – professor no agrupamento de escolas Fernão do Pó (do Bombarral). O chef e os seus alunos apresentaram, confecionaram e deram a provar aos participantes uma ementa com propostas muito saudáveis. À entrada, “creme de outono”, seguiu-se o prato principal composto por courgette e beringela recheadas com frango, cogumelos e orégãos. O final da degustação trouxe uma sobremesa de leite-creme de côco sem açúcar.

Da parte da tarde realizou-se uma palestra alusiva à importância do exercício físico na prevenção da diabetes, e como alterar comportamentos de risco e adotar hábitos de vida saudável.

Recorde-se que, o Município de Azambuja, no âmbito do protocolo com a Associação Nacional de Municípios, a Associação Protetora de Diabetes e o Projeto Desafio Gulbenkian - Não à Diabetes!, promove ações de sensibilização, de informação e de rastreio à comunidade em geral, através dos seus serviços de Saúde e de Desporto. Estas ações são realizadas em parceria com o Hospital e Vila Franca de Xira, a Unidade Funcional de Diabetes e o Centro de Saúde de Azambuja - Unidade de Cuidados da Comunidade. O objetivo do projeto é evitar que 50 mil pré-diabéticos desenvolvam a doença nos próximos anos e identificar 50 mil diabéticos que desconheçam ser portadores da doença.