Executivo aprovou atribuição de bolsas de estudo no valor global de 30 mil euros

Derliberações de 24 de abril de 2018.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou a atribuição de Bolsas de Estudo a alunos que frequentam o ensino superior, com um apoio global de 30 mil euros. De acordo com as normas deste programa municipal de incentivo, nos âmbitos da Educação e da Juventude, a bolsa de estudo destina-se a ajudar jovens de agregados familiares de menores recursos. Foram contemplados pela frequência ou ingresso no ensino superior 28 alunos mais 2 a frequentar o mestrado, cada um deles com a bolsa de estudo no valor de 1.000,00 euros. É um investimento assumido pela autarquia como forma de apoio a estudantes de famílias com rendimento per capita inferior a 500,00 euros e que tiveram aproveitamento escolar no ano anterior.

A cerimónia de entrega das bolsas realiza-se no próximo dia 05 de maio, sábado, pelas 14h30, no Auditório Municipal – Páteo Valverde, em Azambuja. A sessão contará ainda com duas apresentações, uma de experiências profissionais de jovens empreendedores do Concelho de Azambuja e outra sobre “Emprego Jovem”, uma medida do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

No domínio da Ação Social, foi deliberado atribuir uma verba de 15 mil euros ao Centro Social Paroquial de Aveiras de Baixo para ajuda na aquisição de uma nova carrinha de 9 lugares. Refira-se que esta IPSS dispõe de duas viaturas com esse perfil, encontrando-se uma delas bastante envelhecida e a requerer manutenção com custos muito avultados. O subsídio municipal de 15 mil euros corresponde a 50% do valor da carrinha que o Centro Social de Aveiras de Baixo pretende adquirir. Esta renovação de frota é essencial para a continuidade do serviço prestado aos cerca de 100 utentes da instituição, a qual conta com valências de apoio à infância (creche, jardim-de-infância e ATL) e à 3ª idade (centro de dia e apoio domiciliário).

Com vista à celebração do XIX Mês da Cultura Tauromáquica, o município aprovou uma proposta de parceria com quatro associações locais que irão assumir a organização de algumas atividades integradas naquele evento, bem como os respetivos protocolos de colaboração. Assim, a Associação Cultural A Poisada do Campino irá receber 7.100,00 euros; a União de Tertúlias de Azambuja, 2.400,00 euros; o Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, 960,00 euros; e a Tertúlia Festa Brava, 500,00 – num total de 10.960,00 euros. Recorde-se que esta décima nona edição do Mês da Cultura Tauromáquica será dinamizada com um ciclo de cinema temático, duas exposições de fotografia e aguarela, dois jantares-palestra, três colóquios, três espetáculos de música e dança, e ainda algumas atividades equestres e taurinas. Cumprindo-se a tradição, estas celebrações culminarão com a Centenária Feira de Maio – A mais castiça do Ribatejo; este ano entre os dias 24 e 28.

Ainda a nível de apoios culturais, foi autorizado o empréstimo de transporte, isento do pagamento de taxas, à banda do Centro Cultural Azambujense para as várias atuações comemorativas da revolução de 25 de abril.

Foi aprovada uma proposta destinada à abertura de procedimento de concurso público, para celebração de acordo-quadro de prestação de serviços externos de segurança e saúde no trabalho. A proposta define que o procedimento será apresentado à CIMLT solicitando, à semelhança de outras aquisições, a respetiva contratação através da Central de Compras Eletrónicas da comunidade intermunicipal.

Nesta sessão, foi, ainda, revogada a decisão de contratar o concurso público relativo à requalificação da zona ribeirinha da Vala do Esteiro, em virtude de ter terminado o prazo sem que nenhuma empresa tenha apresentado proposta. Entretanto, os serviços municipais terão oportunidade – antes do lançamento de novo concurso – de corrigir alguns erros e omissões detetados no procedimento inicial.