Azambuja leva a sua “mesa” à apresentação da Carta Gastronómica do Ribatejo

Dia 01 de novembro de 2018, no salão da Casa do Campino, em Santarém.

O Município de Azambuja vai estar presente, com a sua “mesa” mais típica, na apresentação pública da Carta Gastronómica do Ribatejo – Lezíria do Tejo. O evento irá ter lugar no Salão da Casa do Campino, em Santarém, pelas 17h00, no dia 01 de novembro, enquadrado no 38º Festival Nacional de Gastronomia que ali está a decorrer. Após a sessão formal de lançamento da carta, haverá um momento de mostra, partilha e degustação de sabores da cozinha tradicional da Lezíria Ribatejana.

A representação do Concelho de Azambuja será feita com algumas das suas iguarias mais características, desde logo o Torricado com bacalhau assado, acompanhados pela manja e pela lapardana. Da tradição ribeirinha, estarão presentes a caldeirada à fragateiro e os reizinhos fritos de escabeche. Haverá pão preto de Manique do Intendente, mas também o pão de trigo Barbela e o célebre queijo de cabra da Maçussa. Nos doces, os bolos de casamento de Vale do Paraíso e as queijadinhas de Azambuja. A refrescar toda esta prova, virão ao copo os vencedores do concurso de vinhos do Município de Azambuja 2018 – o branco Quinta da Lapa e o tinto Casa Agro-Batoréu.

A Carta Gastronómica do Ribatejo – Lezíria do Tejo é um vasto documento com o registo de 557 receitas populares da nossa região, e culmina um aturado trabalho de entrevistas, pesquisa e recolha de informação realizado ao longo de cerca de dois anos e meio pela Confraria Gastronómica do Ribatejo. O projeto foi levado a cabo através de um protocolo em que a confraria teve como parceiros a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Município de Santarém e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

carta gastronomica entrega