Município de Azambuja apresenta candidatura no âmbito da mobilidade elétrica

Apoio técnico da Central Nacional de Compras Municipais - CONNECT

O Município de Azambuja submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental, em maio de 2020, ao abrigo da 3ª Fase Mobilidade Elétrica na Administração Pública, com vista à aquisição de dois veículos elétricos destinados a substituir duas viaturas poluentes e já com largos anos de serviço, bem como, dos respetivos postos de carregamento.

A candidatura enquadra-se no Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (PAMEAP), promovida pelo Fundo Ambiental, sendo mais uma iniciativa no esforço da descarbonização da atividade da autarquia.

A Câmara Municipal tem como objetivo a substituição de viaturas da sua frota, com grande circulação junto da comunidade, consideradas poluentes, contribuindo desse modo para a redução quer da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) quer ao nível de ruído, em meio urbano. O menor impacto ambiental destes meios de transporte, considerados de energias mais limpas, proporcionará uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que se procurará melhorar a capacidade de resposta dos serviços, às necessidades da população do Concelho.

Uma vez que a candidatura seja aprovada, é intenção da autarquia trocar um dos veículos mais antigos dos serviços municipais, bem como, o veículo atualmente cedido ao Centro de Saúde de Azambuja de utilização bastante intensa, pela Unidade de Cuidados na Comunidade, na prestação de cuidados de saúde de proximidade. Além das viaturas, está contemplada nesta candidatura, a aquisição dos respetivos postos de carregamento.

De referir que a elaboração da candidatura por parte do município contou com o suporte técnico da Central Nacional de Compras Municipais CONNECT, uma estrutura vocacionada para o apoio às autarquias locais, e cuja experiência, neste campo, o Município de Azambuja pode testemunhar que constituiu uma verdadeira mais-valia na agilização de todo o processo.

Sublinhe-se que este objetivo, de renovação da frota, apostando em viaturas elétricas, está em linha com o Estudo de Base para o Desenvolvimento do Roteiro para Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050, trabalho este, em que Azambuja é um dos municípios pioneiros a nível nacional.