Deliberações da Reunião de Câmara de 07 de setembro de 2021

O Executivo Municipal de Azambuja realizou mais uma reunião ordinária, aberta ao público, no passado dia 07 de setembro, no auditório do Páteo Valverde, em Azambuja.

Nesta sessão foi aprovada uma proposta, referente a um protocolo de colaboração entre a autarquia e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Aveiras de Cima, para a criação de um Grupo de Socorristas. A referida delegação constitui uma unidade de resposta operacional em proteção e socorro na área geográfica do Concelho de Azambuja e a necessidade de reforçar esse dispositivo de socorro às populações, em situações de emergência, justifica a criação deste acordo. O protocolo de colaboração prevê a criação de um grupo de socorristas, constituído por dois elementos, com o único e exclusivo objetivo de assegurar, em permanência, serviços de socorro em casos de acidentes, catástrofes e calamidades; socorro a sinistrados e doentes, incluído a urgência pré-hospitalar; e a minimização de riscos em situações de acidentes iminentes.

Ainda na área da Proteção Civil, foram aprovadas as minutas dos protocolos “Condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente” a celebrar entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Município de Azambuja e a Associação Humanitário de Bombeiros de Alcoentre e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Azambuja. Estes protocolos visam a criação de mais uma EIP-Equipa de Intervenção Permanente em cada corporação, o que permitirá melhorar a eficiência dos meios de proteção civil e das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, designadamente mediante o reconhecimento e a valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando.

Da ordem de trabalhos, foi, igualmente, aprovado o cancelamento da garantia bancária, no valor de 159.307,84 €, prestada pela empresa Ecoambiente – Consultores de Energia, Gestão e Prestação de Serviços, S.A. referente a um contrato de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos e equiparados e fornecimento, lavagem, desinfeção e manutenção de contentores e recolha de objetos de grandes dimensões, no Concelho de Azambuja. Refira-se que, estando em vigor um aditamento ao contrato acompanhado pela respetiva caução, a caução do contrato já expirado deixou de fazer sentido.

Na área da educação, foi aprovada uma proposta que revoga uma deliberação de 27 de julho e que consta em assegurar e apoiar o transporte dos alunos residentes nas localidades limítrofes ao Concelho de Azambuja, ou que façam fronteira com este, ou nas paragens já pré-definidas dos Circuitos Especiais de transporte escolar e que frequentem os estabelecimentos de ensino deste concelho.

Nesse sentido, os alunos que utilizem o transporte municipal estarão isentos, se tiverem escalão 1, terão uma redução de 50% os inseridos no escalão 2, e haverá uma taxa de valor unitário de 1,44€ para os restantes escalões. Por outro lado, o valor do passe dos alunos transportados pela Rodoviária do Tejo será comparticipado em 100% aos alunos com escalão 1, em 75% aos alunos com escalão 2 e em 50% aos restantes escalões.

Foi aprovada uma adenda ao protocolo entre o Município e a Tico & Teco – Associação de Luta e Prevenção contra o Abandono Animal, que tem como objetivo o controlo populacional de gatos silvestres na área do concelho, de forma a dar continuidade ao trabalho de captura e esterilização de felídeos, de modo a garantir o seu bem-estar e um tratamento responsável e digno.

O Executivo Municipal aprovou, ainda, a transferência para os três Agrupamentos Escolares do Concelho de verbas destinadas à aquisição de fardamento para o pessoal não docente.

Foi igualmente deliberado o pagamento a Cátia Mateus, Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja e de Portugal das despesas de deslocação até Pinhel, local da realização da edição de 2021 do concurso Rainha das Vindimas de Portugal.

Por fim, foi aprovada a atribuição de apoios financeiros:

À Fábrica da Igreja Paroquial de Alcoentre, para a pintura da Capela de Casais das Boiças.

À Unidade de Ensino Estruturado/Multideficiência, existente na Escola Secundária de Azambuja, para aquisição de equipamentos.

À “CERCI Flor da Vida”, atribuição de um subsídio para apoio extraordinário ao funcionamento da instituição, ao abrigo do Regulamento de Apoio às IPSS e Equiparadas do Concelho de Azambuja.