Azambuja assinala Dia Mundial da Diabetes com atividades e campanha de sensibilização – 14.novembro.2021

O Município de Azambuja assinala o Dia Mundial da Diabetes, com atividades abertas à população e uma campanha de sensibilização direcionada à comunidade escolar.

No dia da efeméride, domingo 14 de novembro, a localidade de Aveiras de Cima recebe mais um evento PAFT – Programa de Atividade Física para Todos, promovido pela Câmara Municipal de Azambuja com o apoio da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima.

A proposta é passar uma saudável manhã de domingo experimentando as Danças de Salão, o Zumba e o Yoga, com a colaboração dos professores da coletividade. O ponto de encontro é nas instalações da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, pelas 09h00. Como é hábito no PAFT Fins de Semana, a iniciativa é aberta a toda a população. Mais informações, aqui.

No dia 15 de novembro, será implementado nos refeitórios dos agrupamentos escolares um menu especialmente adequado a diabéticos, em simultâneo com a distribuição aos alunos de folhetos que apelam à prevenção e adoção de uma vida mais regrada.

Refira-se que, ao longo do mês de novembro, a equipa de saúde escolar da UCC-Unidade de Cuidados na Comunidade de Azambuja, tem efetuado várias sessões de sensibilização junto dos funcionários das escolas, com o intuito de capacitá-los com ferramentas que lhes possibilitem dar suporte a crianças e jovens que sofrem desta doença.

De recordar que, o Dia Mundial da Diabetes é comemorado anualmente a 14 de novembro em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1921.

Instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta à crescente prevalência da Diabetes no mundo, este dia mundial foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome expressivo “Unidos pela Diabetes”, em 2006. Esta efeméride visa consciencializar as pessoas sobre a gravidade da doença e divulgar ferramentas para a sua prevenção.